Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10821
metadata.dc.type: TCC
Title: Abordagem pedagógica de saúde renovada nas aulas de educação física escolar
Authors: Ferraz, Carolina Correira
metadata.dc.identifier.orientador: Dantas, Renata Aparecida Elias
Abstract: Introdução: A educação física é a disciplina que pode ajudar a conscientizar estudantes a pensar em qualidade de vida saudável. Cabe aos professores assumir a postura de mediador e propiciar aos alunos experiências e conhecimento suficiente para esse assunto de tanta relevância. A abordagem saúde renovada é o caminho que norteia o professor nessa jornada, fazendo com que instigue a mudança nos alunos a respeito da saúde. Objetivo: Constatar, por meio de uma revisão literária, a utilização da abordagem pedagógica saúde renovada nas aulas de educação física escolar. Material e Métodos: Este estudo caracteriza-se como qualitativo, onde serão avaliados artigos produzidos entre 2010 a 2016, encontrados na base de dados do Google Acadêmico. Por meio de uma leitura exploratória, coletou-se em média de 100 artigos, e selecionados 20, após leitura minuciosa e analisando de acordo com os objetivos do estudo. Revisão da Literatura: A aula de educação física pode ser capaz de modificar o cenário em que muitas pesquisas relatam doenças cardiovasculares, obesidade, depressão, entre outras complicações na idade infantil. Mesmo com uma grade horária desfavorável para a aplicações de medidas mais incisivas em reparação a esses quadros de doenças precoces o meio de ação e de conscientização para os alunos e propiciados através da abordagem pedagógica saúde renovada contempla medidas de prevenção, manutenção e recuperação individualmente e socialmente. Considerações Finais: Por tanto a abordagem pedagógica saúde renovada é uma maneira possível de ser trabalhada na prevenção de doenças, precocemente atingindo crianças e adolescentes. Cabe aos professores abraçar essa causa promovendo mudança, gerando qualidade de vida e saúde nos estudantes, na escola e na sociedade por meio dos hábitos saudáveis e a prática de atividade física.
Keywords: Educação física escolar
Abordagem pedagógica saúde renovada
Qualidade de vida
Saúde
Physical education
Health renewed pedagogical approach
Quality of life
Health
Citation: FERRAZ, Carolina Correira. Abordagem pedagógica de saúde renovada nas aulas de educação física escolar. 2016. 27 f. Monografia(Graduação). Faculdade de Ciências da Educação E Saúde. Centro Universitário de Brasília. Brasília. 2016.
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10821
Issue Date: 2016
Appears in Collections:EDF - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21456716.pdf1.3 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.