Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10824
metadata.dc.type: TCC
Title: A ludicidade na intervenção pedagógica da educação física
Authors: Sousa, Bruno Marques de
metadata.dc.contributor.advisor: Almeida, Arthur
Abstract: Introdução: A ludicidade é expressa comumente em diversos meios de expressividade e alegria, dentre eles, os jogos e as brincadeiras e outras atividades que possuem a liberdade de expressão como objetivo. Objetivo: Descrever a importância da ludicidade como uma estratégia pedagógica nas aulas de educação física para o desenvolvimento integral dos estudantes nas diferentes etapas de ensino. Material e Métodos: O presente estudo trata-se de uma revisão de literatura acerca do tema “A ludicidade na intervenção pedagógica da educação física”. Foi utilizada uma leitura exploratória com o objetivo de observar a importância do estudo para a presente pesquisa. Revisão da Literatura: O lúdico proporciona a capacidade de criar novas experiências através da imaginação e das brincadeiras, nesse aspecto se torna uma ferramenta indispensável como forma de intervenção nas aulas de educação física escolar. Considerações Finais: A ludicidade é de suma importância para a prática pedagógica e desenvolvimento integral nas etapas de ensino nas aulas de educação física escolar.
Introduction: The playfulness is commonly expressed in various means of expression and joy, among them, the games and other activities that have freedom of speech as a goal. Objective: To describe the importance of playfulness as a pedagogical strategy in physical education classes for the comprehensive development of students in different educational stages. Material and Methods: This study deals with a literature review on the topic “Playfulness in pedagogical intervention of physical education”. An exploratory reading was used in order to observe the importance of the study for this research. Literature Review: The playful provides the ability to create new experiences through imagination and play, this aspect becomes an essential tool as an intervention in physical education classes. Conclusions: The playfulness is very important for teaching practice and integral development in educational steps in physical education classes.
Keywords: Jogo
Educação física
Educação infantil
Ensino fundamental
Ensino médio
Game
Physical education
Child education
Elementary school
High school
Citation: SOUSA, Bruno Marques de. A ludicidade na intervenção pedagógica da educação física. 2016. 27 f. Monografia(Graduação). Faculdade de Ciências da Educação E Saúde. Centro Universitário de Brasília. Brasília. 2016.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10824
Issue Date: 2016
Appears in Collections:EDF - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21457298.pdf2.03 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.