Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10825
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | A dança na educação infantil e as influências no desenvolvimento motor e estabilizador de crianças |
Authors: | Batista, Larah Brenda |
metadata.dc.contributor.advisor: | Almeida, Arthur |
Abstract: | Introdução: A dança é considerada a mais antiga das manifestações socioculturais, estando pouco presente nas escolas apesar de alcançar espaço no âmbito escolar. Seu panorama é desenvolvido pela Educação Física e pelas Artes, sendo uma das manifestações mais importantes, encontrando-se nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Educação Física (1996) para a escola no Ensino Fundamental e Ensino Médio. Objetivo: Perceber a contribuição da dança para o desenvolvimento da coordenação motora e desenvolvimento motor estabilizador na educação infantil. Material e Métodos: Trata- se de uma pesquisa de campo de nível descritivo com enfoque transversal de coleta de dados. Foi aplicado um questionário composto por oito (8) questões fechadas a serem respondidas pelos pais. Resultados: Os resultados apresentados foram positivos em relação aos testes propostos por Rosa Neto, Gallahue e Ozmun nas questões 1, 3, 4 e 5. Nas questões 2, 6, os resultados obtidos foram em maior porcentagem negativos (52,38% e 33,33% respectivamente). Tratando-se da questão sobre a opinião dos pais ou responsáveis, os resultados foram unanimes, levando em conta que, 90,47% das crianças não praticavam aulas de dança (ballet) antes, estando ambas praticando desde março do presente ano. Conclusões: Foram observados na amostra estudada que as questões referentes ao equilíbrio e locomoção são satisfatórias em relação ao proposto pelos autores para a idade, por outro lado, ainda referente ao equilíbrio a qual procura saber sobre giros e estabilização da coluna, os resultados foram em maior porcentagem negativos. Todos os pais acreditam que a dança tem grande contribuição para o desenvolvimento da criança, tendo em conta que apenas duas delas fizeram ou fazem aulas fora da escola. Portanto, conclui-se que as aulas de ballet oferecidas na escola contribuem para o desenvolvimento, tanto de movimentos que exijam equilíbrio denominados movimentos estabilizadores, quanto para o desenvolvimento da coordenação motora. Considerações Finais: Neste trabalho foi analisada qual a importância da dança no desenvolvimento da coordenação motora e desenvolvimento motor estabilizador na educação infantil. As respostas obtidas na aplicação do questionário foram satisfatórias em comparação ao que autores estipulam para a idade pesquisada. Contudo, sugerem-se novas pesquisas envolvendo outras idades e novos tipos de dança. |
Keywords: | Dança Educação física Coordenação motora Dance Physical education Motor coordination |
Citation: | BATISTA, Larah Brenda. A dança na educação infantil e as influências no desenvolvimento motor e estabilizador de crianças. 2016. 34 f. Monografia(Graduação). Faculdade de Ciências da Educação E Saúde. Centro Universitário de Brasília. Brasília. 2016. |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10825 |
Issue Date: | 2016 |
Appears in Collections: | EDF - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
21457820.pdf | 2.71 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.