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https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10826
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | Desenvolvimento motor em escolares praticantes de natação e da educação física escolar |
Authors: | Bastos, Romário da Silva |
metadata.dc.contributor.advisor: | Farias, Darlan Lopes |
Abstract: | Introdução: O desenvolvimento motor é uma ação que ocorre durante o percurso da vida, sendo um processo de transformações dos movimentos de cada indivíduo, sofrendo diversas alterações, principalmente na infância. As modificações ocorrem em todas as fases do ser humano, desde a concepção até a morte, tendo que ser analisada pelo resto da vida para que possa detectar e evitar futuros déficits. A prática esportiva ajuda na melhoria da motricidade das pessoas, mas o desenvolvimento de cada um é adquirido individualmente, tendo a frequência, duração e intensidade como os influenciadores do desenvolvimento, além disso, as mudanças estão relacionadas com a idade, fatores individuais, ambiente e as tarefas. Objetivo: Comparar o nível de desenvolvimento motor em escolares que praticam natação e outras modalidades nas aulas de Educação Física Escolar. Material e Métodos: A amostra foi constituída por 30 escolares, entre seis e oito anos, matriculados no ensino fundamental na mesma escola particular, sendo regulamente praticantes de alguma modalidade oferecida pela instituição nas aulas de Educação Física Escolar. Os métodos utilizados foram os subtestes de locomoção e controle de objetos, de acordo com o Teste de Desenvolvimento Motor Grosso – 2 (TGMD-2, sigla do inglês). Resultados: Os resultados mostraram que as idades motoras equivalentes, tanto dos subtestes de locomoção como o de controle de objetos, tiveram resultados próximos da cronológica, comparando os dois grupos, da natação e das outras modalidades. O grupo da natação se sobressaiu no subteste de controle de objetos, no subteste de locomoção o grupo das outras modalidades foi melhor. As habilidades dos subtestes, realizados pelos escolares tiveram diferenças próximas umas das outras, ambos os resultados não foram significativos. Conclusão: O presente estudo concluiu que existe um equilíbrio nos subtestes locomotor e de controle de objetos, não sendo significativa as diferenças entre os grupos. Portanto a natação poderia e pode ser trabalhada no ambiente escolar por mais instituições, pois promove o mesmo desenvolvimento motor em relação às outras modalidades oferecidas. |
Keywords: | Desenvolvimento motor Educação física escolar Escolar Motor development Shool physical education School |
Citation: | BASTOS, Romário da Silva. Desenvolvimento motor em escolares praticantes de natação e da educação física escolar. 2016. 29 f. Monografia (Graduação). Faculdade de Ciências da Educação E Saúde. Centro Universitário de Brasília. Brasília. 2016. |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10826 |
Issue Date: | 2016 |
Appears in Collections: | EDF - Graduação |
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