Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10832
metadata.dc.type: TCC
Title: Educação física escolar e sua contribuição para a diminuição da obesidade infantil nos anos iniciais do ensino fundamental
Authors: Lima, Larissa Henrique Melo de Sousa
metadata.dc.identifier.orientador: Almeida, Arthur José Medeiros de
Abstract: Introdução: Nos últimos anos o número de indivíduos com sobrepeso e obesidade vem sendo aumentado significativamente. Considera-se como uma epidemia de proporções mundiais, tendo sido reconhecida como doença e uma questão de saúde pública. Tal afirmação se refere principalmente pelo seu crescimento assustador que vem atingindo pessoas de ambos os sexos, todas as idades, raças e classes econômicas, em diversos países do mundo. Objetivo: Analisar como a Educação Física escolar pode contribuir para a diminuição da obesidade infantil nos anos iniciais do ensino fundamental. Material e Métodos: O presente estudo foi realizado por meio de uma revisão bibliográfica caracterizando este trabalho como uma pesquisa de natureza exploratória, com abordagem qualitativa. Foram consultadas as bases de dados Google Acadêmico, Scielo, Pubmed e Lilacs onde foram selecionados artigos científicos do período de 2000 a 2016. Revisão da Literatura: A obesidade define-se como o excesso de acúmulo de gordura em regiões específicas ou no corpo todo. Considerada como uma afecção metabólica complexa que resulta, fundamentalmente, do desequilíbrio entre a ingestão e o gasto calórico. É uma doença complexa e multifatorial que envolve a interação de fatores fisiológicos, comportamentais e social. Considerações Finais: Infelizmente os alunos da educação física escolar realizam pouco movimento sistematizado, não possuindo relevância no combate à obesidade infantil, por esse motivo verificou-se a necessidade de outros estudos acerca da obesidade infantil escolar, analisando os meios de intervenção, prevenção, causas e fatores da doença.
Keywords: Obesidade
Infância
Educação física escolar
Obesity
Overweight
Physical education school
Citation: LIMA, Larissa Henrique Melo de Sousa. Educação física escolar e sua contribuição para a diminuição da obesidade infantil nos anos iniciais do ensino fundamental. 2016. 30 f. Monografia(Graduação). Faculdade de Ciências da Educação E Saúde. Centro Universitário de Brasília. Brasília. 2016.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10832
Issue Date: 2016
Appears in Collections:EDF - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21464449.pdf1.11 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.