Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10837
metadata.dc.type: TCC
Title: Efeitos da frequência de feedback extrínseco na aprendizagem do fundamento bandeja no basquetebol em escolares do ensino fundamental
Authors: Costa Junior, Vanderlei Brito da Costa
metadata.dc.identifier.orientador: Dantas, Renata Aparecida Elias
Abstract: Introdução: Utilizar o feedback é usar a resposta das tentativas anteriores, podendo ser extrínseco ou intrínseco. O feedback intrínseco é fornecido pelo próprio corpo e seus órgãos sensoriais em resposta ao movimento realizado. O feedback extrínseco é fornecido por uma fonte externa, ou seja, por um professor, instrutor, vídeos ou scores Objetivo: O objetivo do presente estudo foi analisar qual frequência de feedback é mais eficiente na aprendizagem de um fundamento do basquetebol. Material e Métodos: A amostra foi composta por 20 alunos do sexo masculino do 6º ano do ensino fundamental. O fundamento escolhido para ser executado foi bandeja. Foram divididos dois grupos, G1 e G2. O G1 recebeu frequência de feedback após 3 tentativas de execução, já o G2 recebeu a cada 5 tentativas de execução. Resultados: o grupo 1(F3) teve uma média de erros de 3,6±0,54 com a moda de 3, o mínimo de 2,42 e o máximo de 4,73. Já o grupo 2(F5), obteve uma média de erros de 3,9±0,37 com a moda de 4, o mínimo de 3,10 e o máximo de 4,70. Os resultados mostraram que foi encontrada uma diferença significativa entre os grupos(p=0,001)..Considerações Finais: Conclui-se que a menor frequência de feedback é mais eficiente na aprendizagem.
Keywords: Aprendizagem
Basquetebol
Feedback intrínseco
Learning
Basketball
Extrinsic feedback
Citation: COSTA JUNIOR, Vanderlei Brito da. Efeitos da frequência de feedback extrínseco na aprendizagem do fundamento bandeja no basquetebol em escolares do ensino fundamental. 2016. 25 f. Monografia (Graduação). Faculdade de Ciências da Educação E Saúde. Centro Universitário de Brasília. Brasília. 2016.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10837
Issue Date: 2016
Appears in Collections:EDF - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21464773.pdf1.32 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.