Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10854
metadata.dc.type: TCC
Title: Relações internacionais, direitos humanos e educação: a experiência contemporânea brasileira
Authors: Sousa, Layane Monteiro de
metadata.dc.contributor.advisor: Fonteles, Gabriel Mattos
Abstract: O presente trabalho objetiva o reconhecimento da Educação como um Direito Humano, destacando-se a movimentação internacional contemporânea para a garantia desse direito, enfatizando a experiência brasileira nos encontros internacionais sobre o tema desde o período de redemocratização até os anos 2000. Considerando que os Direitos Humanos consistem em normas mínimas necessárias para uma vida digna, todo ser humano, independentemente de sua nacionalidade, raça, gênero, idade, posição política, religião ou qualquer outra condição pessoal, tem direito a ser reconhecido e respeitado, com base no reconhecimento da dignidade da pessoa humana. O Regime de Proteção Internacional dos Direitos Humanos tem sido estabelecido vigorosamente pelos Estados apesar de não haver uma Teoria de Relações Internacionais sobre o tema. As normas internacionais de Direitos Humanos são internalizadas a partir dos Processos de Socialization, descritos ao longo desse trabalho. Apesar da Educação não ser considerada como um direito absoluto, as entidades nacionais e internacionais tem trabalhado para que todos possam ter acesso à esse direito, gerando impactos institucionais relevantes, mas que ainda apresentam muitos desafios.
Keywords: Relações internacionais
Direitos humanos
Direito à educação
Brasil
International relations
Human rights
Right to education
Brazil
Citation: SOUSA, Layane Monteiro de. Relações internacionais, direitos humanos e educação: a experiência contemporânea brasileira. 2016. 64 f. Monografia (Graduação). Faculdade de Ciências Jurídicas e Ciências Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10854
Issue Date: 2016
Appears in Collections:REL - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21343122.pdf1.09 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.