Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10878
metadata.dc.type: Monografia
Title: Estudo sobre a valorização das relações interpessoais, entre professor e aluno, e suas contribuições para o processo de ensino-aprendizagem da graduação, do curso de biomedicina
Authors: Oliveira, Marcia Silva de
Abstract: A crescente importância outorgada à atividade construtiva dos alunos na aprendizagem acadêmica, a maneira de entender o papel do professor na aparição, manutenção e orientação da atividade construtiva dos alunos; e a consideração da estrutura comunicativa e do discurso educacional como um dos elementos básicos para compreender os processos de interação professor/aluno são objetos do presente estudo. Isto quer dizer que todas as ações desencadeadas em sala de aula são carregadas de significados valorativos, desde a escolha dos objetivos, da metodologia, da relação entre o professor e os alunos, da avaliação, da organização da sala de aula, do processo didático-pedagógico. Esses valores são entendidos como as relações interativas do afeto e do intelecto tecidas entre as pessoas produtoras dos atos de ensinar e aprender, tanto na dimensão subjetiva – da consciência dos sujeitos, quanto na dimensão objetiva – da cultura. O professor é um planejador do ensino e da aprendizagem que trabalha no sentido de dar maior produtividade, eficiência e eficácia ao processo, maximizando o desempenho do aluno. Os estudantes são partes do precoce de aprendizagem que procura enfatizar a cooperação e o trabalho coletivo na resolução dos problemas sociais. Cada área do conhecimento tem certos mecanismos de elaboração do raciocínio, e cabe ao professor enveredar-se por esses caminhos e desempenhar da melhor forma a atividade dentro da sua ciência especifica. Introduzir em sala de aula a metodologia da pesquisa cientifica e propor questões desafiadoras para que o pensamento possa se desenvolver na busca de soluções reais.
Citation: OLIVEIRA, Marcia Silva de. Estudo sobre a valorização das relações interpessoais, entre professor e aluno, e suas contribuições para o processo de ensino-aprendizagem da graduação, do curso de biomedicina. 2004. 94 f. Monografia (Pós-Graduação) – Programa de Pós-Graduação em Docência Universitária, Faculdade de Ciências da Educação, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2004.
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10878
Issue Date: Dec-2004
Appears in Collections:EDU - Pós-graduação em Docência no ensino superior

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
50001110.pdf1.29 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.