Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10879
metadata.dc.type: Monografia
Title: Gestão e marketing educacional nas IES: a relação estratégica em questão
Authors: Gomes, Mônica Severo Pereira
Abstract: A presente monografia aborda o tema da utilização da ferramenta do marketing na gestão das IES objetivando o sucesso na implementação do Projeto Político Pedagógico e conseqüente melhoria da qualidade do ensino superior. O tema foi desenvolvido em três capítulos: conceito de gestão nas IES a partir de conceitos sobre administração e de sua importância para o sucesso de organizações e instituições atuais; finalidades e objetivos da educação superior e os atuais desafios enfrentados pelas IES públicas e privadas; conceitos de marketing educacional e marketing estratégico. Foi evidenciada a importância da gestão orientada para o marketing nas instituições atuais a partir da evidente indissociabilidade entre os conceitos descritos. Foram citados casos de gestão orientada para o marketing. Conclui-se que os propósitos do planejamento estratégico de instrução dos processos decisórios na formulação de políticas e de gestão e da contribuição para a escolha de estratégias das organizações, incluindo as ações de marketing, contribuem para o fortalecimento da identidade institucional e para a evolução e sustentabilidade da instituição.
Keywords: Gestão
Ensino superior
Marketing
Citation: GOMES, Mônica Severo Pereira. Gestão e marketing educacional nas IES: a relação estratégica em questão. 2005. 41 f. Monografia (Pós-Graduação) – Programa de Pós-Graduação em Docência Universitária, Faculdade de Ciências da Educação, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2005.
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10879
Issue Date: Jan-2005
Appears in Collections:EDU - Pós-graduação em Docência no ensino superior

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
50001168.pdf131,93 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.