Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10915
metadata.dc.type: TCC
Title: Mecanismos do saber: visão individualizada da leitura e da escrita em sala de aula
Authors: Ribeiro, Flávia Helena
metadata.dc.contributor.advisor: Aragão-Costa, Wânia de
Abstract: A presente monografia analisa o desempenho escrito de uma criança de 8 anos que foi reprovada com base em dificuldade de compreensão e recuperação de informação, para apontar possíveis obstáculos ao processo de aprendizagem e oferecer sugestões que facilitem a compreensão da criança. Foram utilizados os trabalhos de Jean Piaget, Vygotsky, Emília Ferreiro e Ana Teberosky para subsidiar a fundamentação teórica da pesquisa. Para a análise, verificou-se o desempenho escrito da criança de acordo com os níveis de desenvolvimento na construção da escrita, de Emília Ferreiro e Ana Teberosky; descreveu-se a produção textual em amostras de avaliações com base no Teste de Análise de Leitura e Escrita – TALE e fez-se a classificação morfológica e a quantificação das palavras escritas. Os resultados obtidos demonstraram que a criança apresenta déficit de atenção, de memorização e dificuldades na comunicação gráfica. Com os resultados, concluiu-se a necessidade de uma reestruturação da ação pedagógica no sentido de se fazer um acompanhamento de ensino individualizado, de acordo com as aptidões cognitivas de cada criança. Foram dadas várias sugestões de recursos metodológicos que podem facilitar a aprendizagem.
Keywords: Dificuldade de aprendizagem
Alfabetização
Letramento
Ensino individualizado
Learning difficulties
Literacy
Learning process
Individualised education
Citation: RIBEIRO, Flávia Helena. Mecanismos do saber: visão individualizada da leitura e da escrita em sala de aula. 2006. 43 f. Monografia (Pós-Graduação) – Programa de Pós-Graduação em Língua Portuguesa, Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2006.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10915
Issue Date: 2006
Appears in Collections:LET - Pós-graduação em Revisão de textos: gramática, linguagem e construção do significado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
50003294.pdf167.43 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.