Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10916
metadata.dc.type: TCC
Title: A relação afetiva professor-aluno e sua influência no processo ensino-aprendizagem: o caso do curso de psicologia do UniCEUB/DF
Authors: Kehl, Thereza Christina Rabello
metadata.dc.contributor.advisor: Resende, Lúcia Maria Gonçalves de
Abstract: O objetivo da presente pesquisa é verificar como se estabelece a relação afetiva entre professor-aluno e sua influência no processo ensino-aprendizagem na graduação do curso de Psicologia do UniCEUB/DF. Adotou-se uma abordagem qualitativa com ênfase no estudo de caso. Por meio dos achados da pesquisa, identificou-se que a concepção de afetividade dos sujeitos entrevistados tem bases distintas a depender do grupo a que pertençam: os discentes baseiam-se no senso comum, prevalecendo os ensinamentos de cunho familiar, e os docentes se apóiam em uma referência teórica de abordagem psicanalítica Freudiana. Foram levantadas as dificuldades e as facilidades na relação professor-aluno e verificou-se que todos os sujeitos entrevistados delegaram ao professor uma maior parcela de responsabilidade na constituição do vínculo afetivo, constatou-se, ainda, que essa constituição está diretamente relacionada com o modo como o professor ministra o conteúdo. Também foi possível analisar como o local de trabalho influencia a relação afetiva entre professor-aluno; para os discentes, o vínculo afetivo entre professor-aluno independe do local onde se trabalha, consideração contrária à dos docentes, que evidenciaram a importância da qualidade do ambiente na constituição de um vínculo positivo entre professor-aluno, situação que leva a um melhor aproveitamento do processo ensino-aprendizagem. Conclui-se, com esta pesquisa, que não existe aprendizagem sem afetividade, portanto torna-se pertinente pensar na formação docente dos profissionais ligados à educação superior para que se abandone o modelo de formação de técnicos especializados e para que se passe então a enxergar o sujeito em sua totalidade.
Keywords: Afetividade
Processo ensino-aprendizagem
Relação professor-aluno
Affectivité
Rélation enseignement- apprentissage
Rapport professeur-éleve
Citation: KEHL, Thereza Christina Rabello. A relação afetiva professor-aluno e sua influência no processo ensino-aprendizagem: o caso do curso de psicologia do UniCEUB/DF. 2006. 42 f. Monografia (pós-graduação) Programa de pós-graduação Lato Sensu, na área de Docência Universitária, Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2006.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10916
Issue Date: 2006
Appears in Collections:EDU - Pós-graduação em Docência no ensino superior

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
-50501090.pdf273.9 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.