Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10918
metadata.dc.type: TCC
Title: Jogos cooperativas como instrumento de inclusão
Authors: Simões, Sávio Viana Cavalcante
metadata.dc.contributor.advisor: Nascimento, Marcelo Guimarães Bóia do
Abstract: Introdução: Os jogos cooperativos veem mudando as concepções de coletivismo e valores éticos, culturais e morais desde os primórdios até os tempos atuais. A Educação Física escolar abrange um campo de diversas diretrizes, dentre elas a formação social do aluno, nos quais se embasam na filosofia dos jogos cooperativos, incentivando uma concepção de novas formas de socialização através do respeito. Objetivo: O objetivo do presente estudo foi realizar uma revisão bibliográfica a cerca de assuntos que embasem o tema “jogos cooperativos como instrumento de inclusão” possibilitando esclarecer os benefícios gerados por esse novo modelo de educação. Metodologia O estudo foi realizado por meio de uma pesquisa bibliográfica de artigos, caracterizando o trabalho como natureza exploratória. Foram coletados dados em artigos publicados no período de 1982 à 2011. Conclusão: Conclui-se que os jogos cooperativos são ferramentas importantes como conteúdo didático da aula de educação física, onde abrangem valores, inclusão e socialização.
Introdution:Cooperative games see changing the concepts of collectivism and ethical values, cultural and moral from the beginnings to the present day. School Physical Education covers a field of several guidelines, among them the social education of students, in which rest on the philosophy of cooperative games, encouraging development of new forms of socialization through respect. Objective: The aim of this study was to conduct a literature review about matters that base the theme "cooperative games as inclusion tool" allowing clarify the benefits generated by this new education model. Methodology: The study was conducted through a literature search of articles, featuring the work as exploratory. Data were collected in articles published from 1982 to 2011. Conclusion: It was concluded that cooperative games are important tools as educational content of physical education class, which include values, inclusion and socialization.
Keywords: Educação física escolar
Jogo cooperativo
Inclusão
School physical education
Cooperative games
Inclusion
Citation: SIMÕES, Sávio Viana Cavalcante. Jogos cooperativas como instrumento de inclusão. 2016. 23 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Ciências da Educação e Saúde. Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016. 
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10918
Issue Date: 2016
Appears in Collections:EDF - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21032129.pdf1.16 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.