Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11017
Tipo: Relatório de Pesquisa
Título: O discurso da publicidade de moda
Autor(es): Albuquerque, Américo Thiago Braga Soares de
Abstract: Esta pesquisa apresenta um estudo acerca da identificação do papel social desempenhado pela publicidade de moda enquanto sistema de comunicação. Seu objetivo é apresentar e identificar o discurso da publicidade de moda nas revistas: Caras, Contigo! e Claudia, de outubro de 2007. O dispositivo teórico de análise usado como opção metodológica foi a Análise de Discurso de linha francesa. A partir das análises foram definidos três níveis contextuais: o Macro-estrutural corresponde ao conceito de Sociedade de Consumo; o Institucional, à Moda de vestuário em si; e o Imediato ao processo de leitura do receptor da mensagem no âmbito das revistas analisadas. Definiu-se seu discurso como um emaranhado de significações que vão desde um manual de comportamento até uma vitrina do estilo de vida da sociedade contemporânea; seu conteúdo é denso e aparentar um discurso vazio é justamente um de seus instrumentos de cristalização como fala social. Foram identificados interdiscursos como a teatralização da publicidade de moda utilizando o espetáculo; ideologias de consumo sistematicamente escolhidas estação por estação e o temor causado nos indivíduos que não estão inseridos no contexto de moda. Assim pode-se perceber que, ao se apresentar de maneira fútil e vazia, o discurso da publicidade de moda mostra apenas uma de suas várias facetas e a usa em seu favor.
Palavras-chave: Discurso
Moda
Publicidade
Citação: ALBUQUERQUE, Américo Thiago Braga Soares de. O discurso da publicidade de moda. 2008. 56 f. Relatório (Graduação) – Programa de Iniciação Científica, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2008.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11017
Data do documento: 2008
Aparece nas coleções:PIC - Relatórios

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
20563690.pdf193,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.