Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11091
metadata.dc.type: TCC
Title: Características das relações sociais, condições do ambiente de trabalho e a autopercepção do desempenho: um estudo na unidade de internação de Planaltina-DF
Authors: Miranda, Danúbia Mara de Oliveira
Lima-Bezerra, Gabriella
metadata.dc.identifier.orientador: Queiroga, Fabiana
Abstract: Na literatura brasileira tem poucos artigos que falam sobre o sistema de internação brasileiro, mas este assunto se torna mais escasso ainda quando se fala sobre os profissionais que atuam neste contexto, ou seja, os agentes socioeducativos. Com isso o presente artigo pretende contribuir sobre a temática das condições do ambiente de trabalho, as características das relações sociais desenvolvidos neste ambiente e a autopercepção do desempenho. Para avaliar as variáveis foram utilizados a escala de Work Design Questionary (WDQ) e uma versão reduzida da Autopercepção de desempenho (AD). As coletas se deram por meio de visitas realizadas pelas pesquisadoras na instituição pelo período de quase dois meses. Os resultados apontaram que as condições de trabalho foram as piores avaliadas (media = 2,32), já a dimensão autopercepção do desempenho foi a que melhor obteve classificação (media = 4,13) e as relações sociais são positivamente percebidas (media= 3,46). As considerações finais destacam a importância de mais estudos sobre a temática para comparação dos dados coletados e assim estudar maneiras de possíveis melhoras para o contexto socioeducativo como um todo.
Keywords: Condição de trabalho
Autoavaliação de desempenho
Contexto social
Working condution
Performance self-assessment
Social context
Citation: Miranda, Danúbia Mara de Oliveira; Lima-Bezerra, Gabriella. Características das relações sociais, condições do ambiente de trabalho e a autopercepção do desempenho: um estudo na Unidade de Internação de Planaltina-DF. 2017. 21 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11091
Issue Date: 2017
Appears in Collections:PSI - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21308669.pdf468.84 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.