Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11132
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Os processos de significação presentes nas interações professor-aluno e a inclusão escolar de crianças com deficiência intelectual
Authors: Correia, Maria Aparecida de Carvalho
metadata.dc.contributor.advisor: Madureira, Ana Flávia do Amaral
Abstract: Toda criança tem o direito de ter acesso à escola em uma classe regular. Entretanto, na prática, ainda é possível observar que muitas instituições escolares não se encontram preparadas para acolher crianças com necessidades educacionais especiais e prestar o atendimento educacional que elas demandam. Esta pesquisa buscou problematizar o tema da inclusão escolar de crianças com deficiência intelectual, partindo do pressuposto que as ‘deficiências’ são na verdade uma produção sociocultural e não um limite biológico em si. A partir da perspectiva teórica da Psicologia Cultural, o objetivo da pesquisa foi analisar como os significados construídos por professores e manifestados nas interações em sala de aula refletem na inclusão escolar de alunos com deficiência intelectual, em duas salas de aula de Ensino Fundamental I de uma instituição pública de ensino do Distrito Federal. Foi utilizada uma metodologia qualitativa de investigação, organizada em duas etapas: (a) entrevistas semiestruturadas com oito professores, visando identificar e analisar os significados construídos a respeito da inclusão de alunos com deficiência intelectual; e (b) observação direta em duas turmas regulares, para analisar, a partir das interações professor-aluno no contexto de sala de aula, como estes significados refletem nas práticas pedagógicas direcionadas aos alunos com deficiência intelectual. Contatou-se que a maioria dos professores entrevistados manifesta significados favoráveis à inclusão escolar e que a instituição escolar que contribuiu com a pesquisa também adota práticas favoráveis à inclusão. Concluiu-se das observações que os significados identificados nas entrevistas e manifestados nas interações em sala de aula, orientaram, de diferentes formas, as professoras em suas práticas e estratégias pedagógicas, interferindo, tanto positiva, quanto negativamente, nos processos de inclusão dos alunos com deficiência intelectual.
Keywords: Inclusão escolar
Deficiência intelectual
Significado
Interação professor-aluno
Citation: CORREIA, Maria Aparecida de Carvalho. Os processos de significação presentes nas interações professor-aluno e a inclusão escolar de crianças com deficiência intelectual. 2016. 262 f. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11132
Issue Date: 24-Aug-2017
Appears in Collections:PSI - Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
61300482.pdf1.9 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.