Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11132
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | Os processos de significação presentes nas interações professor-aluno e a inclusão escolar de crianças com deficiência intelectual |
Authors: | Correia, Maria Aparecida de Carvalho |
metadata.dc.contributor.advisor: | Madureira, Ana Flávia do Amaral |
Abstract: | Toda criança tem o direito de ter acesso à escola em uma classe regular. Entretanto, na prática, ainda é possível observar que muitas instituições escolares não se encontram preparadas para acolher crianças com necessidades educacionais especiais e prestar o atendimento educacional que elas demandam. Esta pesquisa buscou problematizar o tema da inclusão escolar de crianças com deficiência intelectual, partindo do pressuposto que as ‘deficiências’ são na verdade uma produção sociocultural e não um limite biológico em si. A partir da perspectiva teórica da Psicologia Cultural, o objetivo da pesquisa foi analisar como os significados construídos por professores e manifestados nas interações em sala de aula refletem na inclusão escolar de alunos com deficiência intelectual, em duas salas de aula de Ensino Fundamental I de uma instituição pública de ensino do Distrito Federal. Foi utilizada uma metodologia qualitativa de investigação, organizada em duas etapas: (a) entrevistas semiestruturadas com oito professores, visando identificar e analisar os significados construídos a respeito da inclusão de alunos com deficiência intelectual; e (b) observação direta em duas turmas regulares, para analisar, a partir das interações professor-aluno no contexto de sala de aula, como estes significados refletem nas práticas pedagógicas direcionadas aos alunos com deficiência intelectual. Contatou-se que a maioria dos professores entrevistados manifesta significados favoráveis à inclusão escolar e que a instituição escolar que contribuiu com a pesquisa também adota práticas favoráveis à inclusão. Concluiu-se das observações que os significados identificados nas entrevistas e manifestados nas interações em sala de aula, orientaram, de diferentes formas, as professoras em suas práticas e estratégias pedagógicas, interferindo, tanto positiva, quanto negativamente, nos processos de inclusão dos alunos com deficiência intelectual. |
Keywords: | Inclusão escolar Deficiência intelectual Significado Interação professor-aluno |
Citation: | CORREIA, Maria Aparecida de Carvalho. Os processos de significação presentes nas interações professor-aluno e a inclusão escolar de crianças com deficiência intelectual. 2016. 262 f. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016. |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11132 |
Issue Date: | 24-Aug-2017 |
Appears in Collections: | PSI - Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
61300482.pdf | 1.9 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.