Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11135
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Perfil neuropsicológico de crianças diabéticas com alteração de aprendizagem
Authors: Silva, Kathya Karina Lafaiete de Godoi
metadata.dc.contributor.advisor: Alves, Sérgio Henrique de Souza
Abstract: O presente trabalho investigou o perfil neuropsicológico de crianças diabéticas tipo 1 com alteração de aprendizagem. A preocupação com a temática deve-se ao fato do diabetes mellitus tipo 1 afetar crianças em estágio de amadurecimento neurológico e algumas pesquisas já apontarem déficit cognitivos ocasionados pela enfermidade. Foi manuseada uma amostra de 72 crianças no total, subdivididas em 4 grupos de 18 crianças em cada, classificadas da seguinte maneira: (1) crianças diabéticas com alteração de aprendizagem, (2) crianças diabéticas e sem alteração de aprendizagem, (3) crianças sem diabetes mellitus e com alteração de aprendizagem e (4) crianças sem diabetes mellitus e sem alteração de aprendizagem. Para a realização da pesquisa se fez uso do WISC-IV, Figuras Complexas de Rey, Bateria Psicológica para Avaliação da Atenção (BPA) e entrevista semiestruturada. O estudo concluiu que o perfil neuropsicológico das crianças diabéticas com alteração de aprendizagem apresentam prejuízos cognitivos relacionados à função executiva e capacidade visuoespaciais, bem como alterações emocionais e comportamentais significativas para a idade das crianças em estudo.
Keywords: Aprendizagem
Déficit cognitivo
Avaliação neuropsicológica
Diabetes mellitus
Citation: SILVA, Kathya Karina Lafaiete de Godoi. Perfil neuropsicológico de crianças diabéticas com alteração de aprendizagem. 2016. 84 f. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11135
Issue Date: 24-Aug-2017
Appears in Collections:PSI - Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
61350453.pdf738.69 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.