Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11143
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Efeitos de um procedimento de marcação de elementos de conjuntos sobre a contagem em tarefas de discriminação condicional
Authors: Bandeira, Kelen Livia Santana Bastos
Abstract: Estudos anteriores que avaliam habilidades pré-aritméticas que envolvem contagem de elementos de conjuntos em tarefas de discriminação condicional não inseriram manipulações para prevenção de erros e/ou confirmação da presença do repertório de contagem. Tal fato sugere a necessidade de avaliar especificamente o repertório de contagem e o repertório de habilidades pré-aritméticas, minimizando a interferência de um sobre o outro para assim evitar excesso de tarefas, muitas vezes além da complexidade necessária. O objetivo do presente trabalho foi avaliar os efeitos de um procedimento de marcação de elementos de conjuntos sobre o desempenho em tarefas de contagem, de nomeação e de discriminação condicional que envolvem contagem. Dezesseis estudantes do terceiro ano do Ensino Fundamental participaram de sessões individualizadas com a aplicação de um teste de contagem com pequenos cubos de madeira e de 13 testes pré-aritméticos em cadernos de papel impressos. Esses testes foram: relação de igualdade numeral impresso–numeral impresso; nomeação de numeral impresso; relação de igualdade entre numeral falado–numeral impresso; contagem de elementos de conjuntos; relação de igualdade entre conjunto – numeral impresso; relação de igualdade entre numeral impresso – conjunto; relação de igualdade entre numeral falado – conjunto e relação de igualdade entre conjunto – conjunto. Os testes com conjuntos de figuras foram aplicados sem marcação de elementos e com marcação com uso de lápis, em quatro condições. Os testes exclusivamente com numerais apresentaram altos índices de acertos. Registou-se mais erros no procedimento sem marcação dos elementos dos conjuntos do que no procedimento com marcação dos elementos dos conjuntos. Esses resultados sugerem que testes de discriminações condicionais que envolvam contagem devem ter controles específicos para o comportamento de contar.
Keywords: Estudante do ensino fundamental
Habilidade pré-aritmética
Ensino-aprendizagem de matemática
Discriminação condicional
Contagem
Citation: BANDEIRA, Kelen Livia Santana Bastos. Efeitos de um procedimento de marcação de elementos de conjuntos sobre a contagem em tarefas de discriminação condicional. 2017. 92 f. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11143
Issue Date: 2017
Appears in Collections:PSI - Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
61450070.pdf1,79 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.