Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11159
metadata.dc.type: TCC
Title: Impacto da educação alimentar e nutricional em mulheres diabéticas do tipo 2 frequentadoras de um programa de educação continuada
Authors: Oliveira, Elisa Cabral Cidreira de
metadata.dc.contributor.advisor: Porto, Erika Blamires Santos
Abstract: A prevalência do diabetes mellitus tipo 2 tem se elevado vertiginosamente e esperase ainda um maior incremento. A educação em saúde nesse programa tem como objetivo estimular o indivíduo a refletir sobre seu estilo de vida cotidiano relacionado à sua patologia, no caso específico diabetes mellitus, caracterizando-se como um instrumento de educação em saúde sob uma perspectiva de promoção, prevenção e controle. Esta pesquisa teve como objetivo avaliar o impacto de um programa de educação em diabetes no controle glicêmico de mulheres diabéticas do tipo 2. Tratase de um estudo analítico do tipo prospectivo. Foram avaliados registros feitos por 29 mulheres participantes assíduas. Deste registro foram retirados os valores iniciais da glicemia, aqueles mensurados antes da atividade física e o número de palestras de educação alimentar e nutricional recebido durante o período de um semestre letivo. Tendo em vista a presença de palestras de educação alimentar e nutricional realizadas pelo programa como um dos fatores para mudanças de hábitos alimentares relacionadas ao controle da glicemia, o presente estudo revelou que o programa de educação em diabetes mostrou eficiência na diminuição das glicemias iniciais das participantes, chegando a aproximadamente 15% de diferença entre o primeiro e último encontro do semestre letivo, além de um melhor controle glicêmico e uma maior autonomia no controle da sua doença.
Keywords: Alimentação
Diabetes
Glicemia
Educação alimentar e nutricional
Citation: OLIVEIRA, Elisa Cabral Cidreira de. Impacto da educação alimentar e nutricional em mulheres diabéticas do tipo 2 frequentadoras de um programa de educação continuada. 2017. 22 f. Artigo (Graduação) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11159
Issue Date: 2017
Appears in Collections:NUT - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC ELISA.pdf390.65 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.