Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11199
metadata.dc.type: TCC
Title: Perfil nutricional e sua relação com a medicina complementar e alternativa em indivíduos adultos de um grupo de yoga em Brasília-DF
Authors: Ribeiro, Michelle Rodrigues
metadata.dc.contributor.advisor: Almeida, Simone Gonçalves de
Abstract: O conceito de ausência de doença é um termo abrangente que considera todas as dimensões físicas, mentais e sociais do bem-estar do indivíduo. É nesse sentido que a Medicina Complementar Alternativa (MCA) que é definida como um conjunto de sistemas, práticas e produtos de uso clínico, não considerado como prática médica convencional, de reconhecida eficácia pela comunidade científica. São exemplos de MCA o uso de ervas medicinais, os suplementos vitamínicos, as dietas especiais, a medicina chinesa, a homeopatia, as técnicas de relaxamento terapêutico. O objetivo deste estudo é avaliar as práticas alimentares e o perfil nutricional de adultos que praticam yoga regularmente. O estudo tem como caráter quantitativo e transversal. A população do estudo foi composta de indivíduos adultos (19 a 59 anos) de ambos os sexos (n=15), que sejam participantes do projeto de Yoga. Nos resultados foi possível verificar que na análise dos parâmetros nutricionais que na avaliação antropométrica esse público tem um perfil satisfatório com um percentil expressivo de indivíduos que estão em situação eutrófica na aferição de peso e altura com a avaliação do parâmetro do IMC. Em relação ao consumo alimentar foi possível confirmar nesse grupo que o hábito alimentar adequado em relação à orientação do Guia Alimentar a População Brasileira. Quanto à avaliação da satisfação da imagem corporal e satisfação da qualidade de vida foi possível confirmar que este público demonstrou uma percepção positiva nesses atributos que relacionam com seu bem estar. Portanto, é possível verificar que esta terapia que envolve a integração do corpo e da mente contribui para o bem estar dos indivíduos em aspectos físico, nutricionais, emocionais e sociais.
Keywords: Avaliação nutricional
Terapia alternativa
Medicina alternativa
Meditação
Nutrição
Yoga
Medicina complementar
Citation: RIBEIRO, Michelle Rodrigues. Perfil nutricional e sua relação com a medicina complementar e alternativa em indivíduos adultos de um grupo de yoga em Brasília-DF. 2016. 30 f. Artigo (Graduação) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11199
Issue Date: 2016
Appears in Collections:NUT - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - Michelle Ribeiro.pdf1.41 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.