Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11206
metadata.dc.type: TCC
Title: A vulnerabilidade dos transexuais: o caminho das políticas públicas efetivas e a necessidade imediata da jurisdição constitucional
Authors: Martins, Marcella Zarattini
metadata.dc.contributor.advisor: Mello, Patrícia Perrone Campos
Abstract: A proteção do sujeito transexual, aqui entendida não só como o resguardo de uma parcela vulnerável da sociedade, mas também como a garantia de acesso a direitos constitucionalmente previstos a todos os cidadãos, tem se mostrado falha no Brasil. A carência de dados concretos sobre a situação dessas pessoas, o desconhecimento e preconceito institucionalizados e o desinteresse estatal em empreender esforços efetivos para a melhora da conjuntura apresentada se tornam óbices para a inserção desse grupo na sociedade e para o acesso a direitos fundamentais garantidos, em tese, indiscriminadamente a todos os cidadãos. Assim, após enfrentar questões como a omissão legislativa e a ausência de políticas públicas efetivas que possibilitem a minoração da latente vulnerabilidade dos transgênero, a jurisdição constitucional se mostra, no contexto atual brasileiro, a única alternativa capaz de iniciar, ao menos com efeitos imediatos, a proteção dos direitos individuais desse grupo minoritário. Consectariamente, o objetivo principal deste estudo é tentar demonstrar a opção pela corrente que defende que, em cenários de insuficiente atuação estatal e constante hostilização social, torna-se desejável um Poder Judiciário mais atuante, com ênfase em uma jurisdição constitucional que assegure a igualdade material a ser buscada em uma democracia.
Keywords: Transexualidade
Transgênero
Gênero
Direito fundamental
Direito ao reconhecimento
Política pública
Omissão estatal
Vulnerabilidade
Jurisdição constitucional
Citation: MARTINS, Marcella Zarattini. A vulnerabilidade dos transexuais: o caminho das políticas públicas efetivas e a necessidade imediata da jurisdição constitucional. 2017. 63 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11206
Issue Date: 2017
Appears in Collections:DIR - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21254940.pdf956.17 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.