Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11220
metadata.dc.type: TCC
Title: Arbitragem no setor portuário: uma análise crítica das alterações à lei de arbitragem feitas pelo Decreto 8.465/ 2015
Authors: Amaral, Carmille Leal do
metadata.dc.contributor.advisor: Peixoto, Maurício Muriack de Fernandes e
Abstract: Uma análise breve sobre a situação do comércio internacional, já nos leva a entender a importância do transporte aquaviário, buscando tornar-se cada vez mais eficiente e seguro. Entretanto, eventuais conflitos precisam de um meio adequado para serem solucionados de maneira célere e eficaz, sendo de extrema importância que qualquer país, para alcançar destaque neste cenário internacional, deve estar disposto a atualizar-se e manter o padrão de qualidade exigido pelo setor. Este estudo trata da arbitragem, método alternativo de resolução de conflitos, aplicada ao setor portuário, prevista no Decreto nº 8.465, de junho de 2015, que regulamentou dispositivo existente na Lei nº 12.815/2013. Também examina diversos requisitos trazidos pelo Decreto, destacando a importância e problemas de cada um como forma de incentivar, ou não, a adoção da arbitragem envolvendo a Administração Pública neste setor. Vê-se, então, que o Decreto é, sim, uma sinalização positiva do interesse do poder público pela arbitragem, mas que merece atenção para alguns de seus artigos a serem analisados aqui, buscando evitar uma excessiva burocratização, formalidade e complexidade do procedimento arbitral.
Keywords: Arbitragem
Setor portuário
Direito portuário
Método alternativo de resolução de conflito
Citation: AMARAL, Carmille Leal do. Arbitragem no setor portuário: uma análise crítica das alterações à lei de arbitragem feitas pelo Decreto 8.465/ 2015. 2017. 73 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11220
Issue Date: 2017
Appears in Collections:DIR - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21256236.pdf648.06 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.