Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11227
metadata.dc.type: TCC
Title: Derrotas constitucionais, vitórias políticas: oposição parlamentar e o uso tático das ações diretas de inconstitucionalidade para obtenção de exposição midiática
Authors: Weber, Luiz Alberto
metadata.dc.contributor.advisor: Castelo Branco, Álvaro Chagas
Abstract: Questão atual de grande relevância no âmbito do Direito e da Ciência Política diz respeito à relação dos partidos de oposição com o Supremo Tribunal Federal. A tendência das oposições parlamentares (no caso, as excluídas do presidencialismo de coalizão montado pelo Palácio do Planalto) tem sido a de levar questões políticas para serem debatidas no âmbito judicial. Esta Monografia rastreou as causas, os inputs, que movem as oposições parlamentares em direção ao Supremo Tribunal Federal. Os dados reunidos indicam que a busca por exposição midiática é um fator primordial. No cálculo político realizado, a tática de litigar em juízo, via o endereçamento de Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs) ao Supremo, é um eficaz meio de projeção pública da legenda. Essa percepção é mais nítida quando se contrasta as taxas de vitórias judiciais das oposições e a publicidade obtida com a simples impetração do recurso de controle abstrato. A partir de considerável pesquisa empírica, obteve-se indicação de que a derrota no STF, mas o sucesso midiático, é uma variável importante a impulsionar as oposições parlamentares em direção à Corte.
Keywords: Supremo Tribunal Federal
Ação Direta de Inconstitucionalidade
Oposição parlamentar
Mídia
Citation: WEBER, Luiz Alberto. Derrotas constitucionais, vitórias políticas: oposição parlamentar e o uso tático das ações diretas de inconstitucionalidade para obtenção de exposição midiática. 2017. 75 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11227
Issue Date: 2017
Appears in Collections:DIR - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20810446.pdf7.59 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.