Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11235
metadata.dc.type: TCC
Title: A divulgação de imagens íntimas sem autorização como forma de violência psicológica nos termos da Lei Maria da Penha
Authors: Portella, Tamires Minuzzo
metadata.dc.contributor.advisor: Gianasi, Anna Luiza de Castro
Abstract: O presente trabalho trata da divulgação não autorizada de imagens íntimas de mulheres na Internet, principalmente perpetrada por homens (namorados, companheiros ou maridos) que não aceitam o fim do relacionamento e repassam essas imagens como forma de vingança, causando danos morais, materiais e psicológicos. É abordada a falta de norma específica para punir esta conduta, apesar da possibilidade de interpretação de normas da Constituição Federal e Códigos Civil e Penal para solucionar questões dessa natureza. Os casos de divulgação de imagens íntimas sem autorização são julgados à luz do princípio da dignidade da pessoa humana e, ainda, dos direitos à integridade física e psíquica, à vida privada, à honra e à imagem. Nos casos em que houver dano moral ou material, o ofensor poderá, ainda, ser responsabilizado civilmente e penalmente por crimes contra a honra. A divulgação de imagens íntimas, em muitos casos, pode causar consequências psicológicas (desejadas ou não pelo ofensor) à vítima, por isso, é abordada a possibilidade de tipificação desta conduta como violência doméstica nos termos da Lei Maria da Penha. No desenvolvimento deste trabalho foi realizado estudo de textos doutrinários e de leis.
Keywords: Internet
Violência doméstica
Violência psicológica
Imagem íntima
Direito da personalidade
Dignidade
Honra
Citation: PORTELLA, Tamires Minuzzo. A divulgação de imagens íntimas sem autorização como forma de violência psicológica nos termos da Lei Maria da Penha. 2017. 71 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais , Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11235
Issue Date: 2017
Appears in Collections:DIR - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21257430.pdf946.41 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.