Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11256
metadata.dc.type: TCC
Title: Investigação sobre o tensionamento entre a Lei 13.146/15 e o novo CPC e a questão da representação: o tratamento dado à curatela
Authors: Buess, Carlos Eduardo Carneiro
metadata.dc.contributor.advisor: Vieira, Danilo Porfírio de Castro
Abstract: O presente projeto tem como tema a nova Lei 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, apelidada de Estatuto da Pessoa com Deficiência e a nova autonomia dada às pessoas com deficiência. Há uma análise inicial da evolução histórica do conceito de personalidade, tal que está intimamente ligado à capacidade da pessoa, sendo muitas das vezes difícil distinguir um do outro, desde as revoluções liberais, quando não havia distinção entre capacidade e titularidade e autonomia de vontade. Durante a era contemporânea que tem-se a distinção entre capacidade e titularidade, onde a capacidade é entendida como a aptidão de realizar atos da vida (civil), confundida e ligada com o conceito de autonomia de vontade. Com o advindo do novo Estatuto, varias mudanças ocorreram no que tange a uma nova autonomia dada às pessoas portadoras de deficiência, aumento, por consequência, sua capacidade. Dentre as inovações, e com o advindo da reforma do Código de Processo Civil, as mudanças que o Estatuto trouxe relacionadas com a questão da representação da pessoa são apagadas por força da nova norma processual, criando assim uma lacuna no que se refere a normatização do instituto da curatela, não havendo sequer uma previsão de uso da antiga norma processual civil para preencher tal lacuna, deixando espaço para erros e fragilidades nos procedimentos. As opções para resolução de tal obscuridade são analisadas no decorrer deste projeto, baseando-se em decisões já realizadas envolvendo conflitos entre normas internas e internacionais, como também outras soluções.
Keywords: Lei 13.146/15
Estatuto
Deficiente
Curatela
Novo CPC
Conflito de normas
Antinomia
Citation: BUESS, Carlos Eduardo Carneiro. Investigação sobre o tensionamento entre a Lei 13.146/15 e o novo CPC e a questão da representação: o tratamento dado à curatela. 2017. 51 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Ciências Jurídicas Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11256
Issue Date: 2017
Appears in Collections:DIR - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21135076.pdf746.67 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.