Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11259
metadata.dc.type: TCC
Title: Execução provisória: uma nova interpretação do princípio da presunção de não culpabilidade pelo Supremo Tribunal Federal
Authors: Soares, Marcus Vinicius Ribeiro
metadata.dc.contributor.advisor: Assis, Larissa Maria Melo Ambrozio de
Abstract: A presente monografia tem como objeto de análise o conteúdo dos argumentos responsáveis pela mudança de paradigma no âmbito do Supremo Tribunal Federal quanto à compatibilidade entre a execução provisória de sentença condenatória sem trânsito em julgado e o princípio de presunção de não culpabilidade insculpido no artigo 5º, inciso LVII da Constituição Federal, discussão travada no bojo do Habeas Corpus nº 126.292/SP. O escopo do presente estudo é auferir a constitucionalidade da execução provisória de sentença condenatória a partir de um estudo do arcabouço teórico apresentado nos debates ocorridos no âmbito da Corte Suprema. Em primeiro momento, estuda-se o instituto de referenciado princípio em nosso ordenamento jurídico por meio da análise da doutrina e da jurisprudência pátria para então adentrar-se o mérito dos votos vencedores com o fim de se entender o lastro para a mudança de posicionamento da Corte Suprema frente ao tema. Por fim, faz-se uma breve análise crítica sobre os argumentos aduzidos pelos votos vencidos.
Keywords: Presunção de inocência
Execução provisória da pena
Prisão processual
Labelling approach
Citation: SOARES, Marcus Vinicius Ribeiro. Execução provisória: uma nova interpretação do princípio da presunção de não culpabilidade pelo Supremo Tribunal Federal. 2017. 58 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11259
Issue Date: 2017
Appears in Collections:DIR - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21170441.pdf554.27 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.