Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11311
metadata.dc.type: TCC
Title: A relevância da intervenção do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) no cartel dos combustíveis do Distrito Federal e sua função paradigmática
Authors: Seixas, Diogo de Mesquita Sigmaringa
metadata.dc.contributor.advisor: Santos, Karla Margarida Martins
Abstract: O trabalho em tela teve por objetivo fazer uma análise acerca da função paradigmática, da intervenção temporária do Conselho Administrativo de Defesa Econômica na líder, Cascol, do suposto cartel formado pelas vendedoras de combustível a varejo do Distrito Federal, em formações futuras que também venham causar infração a nossa ordem econômica, a fim. Para tanto, o trabalho aborda os conceitos que permeiam o Direito Econômico, o Direito Concorrencial e a intervenção do Estado na economia, bem como os mecanismos trazidos pela Lei de Defesa da Concorrência e a medida preventiva adotada pelo CADE. Sendo assim, por meio do método dogmático instrumental o presente estudo analisa a função paradigmática da medida preventiva adotada, em casos semelhantes que demandem a adoção futura de outras medidas, respeitando o sistema jurídico econômico vigente.
Keywords: Direito econômico
Função paradigmática
Intervenção do estado na economia
Conselho Administrativo de Defesa Econômica
Medida preventiva
Cartel na revenda de combustível
Distrito Federal
Citation: SEIXAS, Diogo de Mesquita Sigmaringa. A relevância da intervenção do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) no cartel dos combustíveis do Distrito Federal e sua função paradigmática. 2017. 59 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11311
Issue Date: 2017
Appears in Collections:DIR - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21326481.pdf786.87 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.