Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11354
metadata.dc.type: TCC
Title: A controvérsia de uma proposta: a LOV nº 102 da Dinamarca frente a convenção relativa ao estatuto de refugiados em tempos de crise imigratória
Authors: Azevedo, Alexandre Pinheiro Ramalho de
metadata.dc.contributor.advisor: Monebhurrun, Nitish
Abstract: O presente trabalho tem por objetivo analisar o confisco de bens de refugiados proposto pela lei 102 da Dinamarca que emenda o seu estatuto de estrangeiro em um momento de crise imigratória. Consequentemente, percebe-se a desconsideração da vulnerabilidade intrínseca ao conceito de refugiado adotado, primeiramente, pela convenção relativa aos refugiados de 1951 e seu protocolo de 1967 com respaldo na jurisprudência da Corte Europeia de Direitos Humanos. Assim, é percebido o caráter instrumental da norma tendo em vista a sua finalidade jurídica para garantir o interesse político presente na medida. A consequência disto é a desproporcionalidade encontrada no confisco em detrimento da propriedade do refugiado devido as possibilidades para diminuir a sobrecarga econômica do Estado, posta no Estatuto de Estrangeiro do país, em relação ao sustento do sistema protetivo de forma a ser menos agressiva aos refugiados. É percebido também, a existência de programas de integração para estrangeiros desenvolvida pelo próprio Estado dinamarquês que beneficia os refugiados como uma forma alternativa para resolver o impasse encontrado no confisco. Tudo isto é um extrato factual encontrado na real situação política Europeia no fortalecimento da ordem interna, que pode ser entendido como uma isenção de uma ordem jurídica solidária.
Keywords: Direitos humanos
Refugiado
Dinamarca
Crise imigratória
Vulnerabilidade
Proteção da pessoa humana
Instrumentalidade jurídica
Direito de propriedade
Citation: AZEVEDO, Alexandre Pinheiro Ramalho de. A controvérsia de uma proposta: a LOV nº 102 da Dinamarca frente a convenção relativa ao estatuto de refugiados em tempos de crise imigratória. 2017.78 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11354
Issue Date: 2017
Appears in Collections:DIR - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21500058.pdf894.97 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.