Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11397
metadata.dc.type: TCC
Title: As diferenças entre os níveis de satisfação dos consumidores de bancos tradicionais e de bancos digitais
Authors: Miranda, Gabriel Magalhães Carsten Braga de
metadata.dc.contributor.advisor: Cordeiro, Marcelo Antonio Lisboa
Abstract: Os bancos tradicionais são instituições financeiras presentes no mercado há alguns anos. Recentemente surgiram novos concorrentes no mercado, os bancos digitais, instituições financeiras que utilizam somente de meios digitais para a sua interação com o cliente. O interesse do mercado por esses novos bancos foi grande, por causa da facilidade ao acesso a eles e também do modo como atendem seus clientes, várias reclamações e problemas enfrentados com bancos tradicionais foram resolvidos. Considerando essa situação, este trabalho teve como objetivo geral realizar uma pesquisa exploratória para análise dos serviços financeiros, tanto tradicionais quanto digitais, oferecidos aos diversos consumidores, tendo-se como objetivos específicos: (1) identificar os níveis de satisfação dos consumidores com os serviços oferecidos, tanto de bancos tradicionais quanto de bancos digitais; (2) comparar os índices apresentados pela pesquisa; (3) comparar os resultados frente a teorias relacionadas; e (4) sugerir mudanças para as empresas pesquisadas. O estudo possui caráter descritivo, buscando apontar situações relevantes do momento atual do mercado de instituições financeiras. A pesquisa aplicada foi classificada como quantitativa, e os dados foram coletados a partir de questionários adaptados do SERVQUAL, distribuídos por meio de redes sociais e aplicativos de mensagens, e foram analisados estatisticamente. Após a análise, identificou-se que os bancos digitais superaram os bancos tradicionais em todos os blocos avaliados e como isso influenciou a escolha da instituição financeira por parte do consumidor.
Keywords: Satisfação
Instituição financeira
Banco tradicional
Banco digital
Citation: MIRANDA, Gabriel Magalhães Carsten Braga de. As diferenças entre os níveis de satisfação dos consumidores de bancos tradicionais e de bancos digitais. 2017. 33 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11397
Issue Date: 2017
Appears in Collections:ADM - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21367158.pdf998.92 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.