Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11470
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | Comprometimento e entrincheiramento em professores de ensino especial |
Authors: | Furtuna, Alana Pachêco de Araújo |
metadata.dc.contributor.advisor: | Souza, Daniela Borges Lima de |
Abstract: | O presente trabalho analisou o vínculo dos professores de ensino especial com sua carreira a partir de dois construtor: comprometimento e entrincheiramento. Buscou-se identificar qual a dimensão de comprometimento é apresentada pelo professor e verificar se essa forma de estabelecimento do vínculo impacta na decisão de permanência naquela carreira. A pesquisa foi realizada em um Centro de Ensino Especial do Distrito Federal, com a participação de três professores. Os dados foram obtidos através de entrevistas semi-estruturadas, elaboradas com base em instrumentos já validados sobre comprometimento e entrincheiramento. A análise ocorreu de forma qualitativa utilizando o método de análise de conteúdo proposto por Bardin. Concluiu-se que o professor de ensino especial apresenta como componente principal o comprometimento afetivo, e que este profissional se mostra entrincheirado. Os padrões de comprometimento apresentados são estabelecidos devido à aspiração desse professor por um futuro melhor para seus alunos. Foi possível observar que há uma relação entre o comprometimento afetivo que é apresentado pelos professores e o fato desses estarem entrincheirados, tendo em vista o vínculo que é estabelecido por eles com a profissão. |
Keywords: | Comprometimento Entrincheiramento Professor Ensino especial |
Citation: | FURTUNA, Alana Pachêco de Araújo. Comprometimento e entrincheiramento em professores de ensino especial. 2017. 65 f. Monografia (graduação) - Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017. |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11470 |
Issue Date: | Dec-2017 |
Appears in Collections: | PSI - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
21162247.pdf | 597.43 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.