Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11470
metadata.dc.type: TCC
Title: Comprometimento e entrincheiramento em professores de ensino especial
Authors: Furtuna, Alana Pachêco de Araújo
metadata.dc.contributor.advisor: Souza, Daniela Borges Lima de
Abstract: O presente trabalho analisou o vínculo dos professores de ensino especial com sua carreira a partir de dois construtor: comprometimento e entrincheiramento. Buscou-se identificar qual a dimensão de comprometimento é apresentada pelo professor e verificar se essa forma de estabelecimento do vínculo impacta na decisão de permanência naquela carreira. A pesquisa foi realizada em um Centro de Ensino Especial do Distrito Federal, com a participação de três professores. Os dados foram obtidos através de entrevistas semi-estruturadas, elaboradas com base em instrumentos já validados sobre comprometimento e entrincheiramento. A análise ocorreu de forma qualitativa utilizando o método de análise de conteúdo proposto por Bardin. Concluiu-se que o professor de ensino especial apresenta como componente principal o comprometimento afetivo, e que este profissional se mostra entrincheirado. Os padrões de comprometimento apresentados são estabelecidos devido à aspiração desse professor por um futuro melhor para seus alunos. Foi possível observar que há uma relação entre o comprometimento afetivo que é apresentado pelos professores e o fato desses estarem entrincheirados, tendo em vista o vínculo que é estabelecido por eles com a profissão.
Keywords: Comprometimento
Entrincheiramento
Professor
Ensino especial
Citation: FURTUNA, Alana Pachêco de Araújo. Comprometimento e entrincheiramento em professores de ensino especial. 2017. 65 f. Monografia (graduação) - Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11470
Issue Date: Dec-2017
Appears in Collections:PSI - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21162247.pdf597.43 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.