Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11486
metadata.dc.type: TCC
Title: O desenvolvimento infantil sob a perspectiva da gestalt-terapia: análise de uma trama cinematográfica
Authors: Barth, Janine
metadata.dc.contributor.advisor: Silva, Ilsimara Moraes da
Abstract: Essa pesquisa tem como objetivo geral compreender o desenvolvimento da criança numa perspectiva fenomenológica existencial, com foco na Gestalt-terapia, valendo-se da análise de uma obra cinematográfica, que representa a situação de uma criança que vive em condições adversas numa situação de cativeiro durante cinco anos e sua posterior adaptação ao mundo. Buscou-se realizar uma análise fenomenológica das vivências do protagonista do filme com a discussão de quatro unidades de sentido: a) Vivências de “Jack” durante permanência no quarto: o campo geográfico e o campo vital; b) Saindo do quarto e as vivências fora do quarto: reconfigurando a representação do mundo; c) Ampliando os contatos com o mundo e afastando-se da mãe; d) As vivência da mãe de “Jack”: a vida no quarto e o retorno para o mundo. Considera-se que o estudo conseguiu demonstrar, em consonância com a literatura, que o desenvolvimento humano se dá de forma singular e não determinada.
Keywords: Desenvolvimento humano
Gestalt-terapia infantil
Fenomenologia
Citation: BARTH, Janine. O desenvolvimento infantil sob a perspectiva da gestalt-terapia: análise de uma trama cinematográfica. 2017. 55 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11486
Issue Date: 2017
Appears in Collections:PSI - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21365771.pdf611.62 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.