Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11496
metadata.dc.type: TCC
Title: Gênero e sexualidade na escola: percepções e crenças de professores
Authors: Ferreira, Luana Mendes
metadata.dc.contributor.advisor: Madureira, Ana Flávia do Amaral
Abstract: A presente pesquisa discute o tema gênero, sexualidade e diversidade na escola, a partir das percepções e crenças pessoais de professores/as, considerados importantes agentes para o processo de construção de uma escola que acolhe as diferenças. O objetivo geral desta pesquisa é analisar as crenças de profissionais da educação básica sobre questões de gênero, sexualidade e diversidade no contexto escolar. As informações foram obtidas a partir de entrevistas semiestruturadas com imagens, realizadas individualmente, com três professoras que atuam em escolas públicas no Distrito Federal. Para análise das informações foi utilizada a análise de conteúdo temática. Por meio das categorias analíticas construídas, identificou-se que a formação de professores/as é um aspecto bastante significativo para a abordagem adequada do tema. As três participantes demonstraram ter conhecimentos sobre o tema e apoiavam as discussões de gênero e sexualidade no contexto escolar. Apesar, de relatarem serem poucos/as os/as professores/as que apoiavam essas discussões. Ressaltaram que os conhecimentos obtidos sobre o tema se deram por meios que extrapolam a formação acadêmica, pois nesta pouco se abordou o tema. Tais situações ilustram como crenças, perspectivas e valores pessoais de professores/as se expressam nos seus discursos e posicionamentos relativos às discussões sobre gênero e sexualidade na escola.
Keywords: Gênero e sexualidade na escola
Identidade e preconceito
Percepção e crença de professor
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11496
Issue Date: Nov-2017
Appears in Collections:PSI - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21497461.pdf295.63 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.