Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11496
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | Gênero e sexualidade na escola: percepções e crenças de professores |
Authors: | Ferreira, Luana Mendes |
metadata.dc.contributor.advisor: | Madureira, Ana Flávia do Amaral |
Abstract: | A presente pesquisa discute o tema gênero, sexualidade e diversidade na escola, a partir das percepções e crenças pessoais de professores/as, considerados importantes agentes para o processo de construção de uma escola que acolhe as diferenças. O objetivo geral desta pesquisa é analisar as crenças de profissionais da educação básica sobre questões de gênero, sexualidade e diversidade no contexto escolar. As informações foram obtidas a partir de entrevistas semiestruturadas com imagens, realizadas individualmente, com três professoras que atuam em escolas públicas no Distrito Federal. Para análise das informações foi utilizada a análise de conteúdo temática. Por meio das categorias analíticas construídas, identificou-se que a formação de professores/as é um aspecto bastante significativo para a abordagem adequada do tema. As três participantes demonstraram ter conhecimentos sobre o tema e apoiavam as discussões de gênero e sexualidade no contexto escolar. Apesar, de relatarem serem poucos/as os/as professores/as que apoiavam essas discussões. Ressaltaram que os conhecimentos obtidos sobre o tema se deram por meios que extrapolam a formação acadêmica, pois nesta pouco se abordou o tema. Tais situações ilustram como crenças, perspectivas e valores pessoais de professores/as se expressam nos seus discursos e posicionamentos relativos às discussões sobre gênero e sexualidade na escola. |
Keywords: | Gênero e sexualidade na escola Identidade e preconceito Percepção e crença de professor |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11496 |
Issue Date: | Nov-2017 |
Appears in Collections: | PSI - Artigos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
21497461.pdf | 295.63 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.