Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11564
metadata.dc.type: TCC
Title: Rede de cooperação como estratégia competitiva para micro e pequenas empresas: a percepção do profissional do setor de panificação e confeitaria do Distrito Federal
Authors: Silva, Thaís Rocha Giada e
metadata.dc.contributor.advisor: Carvalho, Osório
Abstract: O objetivo deste estudo foi descrever qual a percepção e o entendimento de profissionais da área de panificação e confeitaria do Distrito Federal (DF) em relação ao conceito de rede de cooperação entre empresas e os efeitos e benefícios em seus negócios. Neste trabalho foi feita uma análise teórica e conceitual, por meio de pesquisa bibliográfica em fontes secundárias, sobre rede de cooperação, sobre a realidade das micro e pequenas empresas (MPE) no Brasil, da rede de cooperação dentro da realidade destas empresas, segmentando o estudo para o setor de panificação e confeitaria, onde foi feita uma contextualização da realidade deste mercado, tendências e previsões e qual a sua representatividade no mercado regional do DF. Em sequência foram realizadas entrevistas em profundidade com profissionais de MPEs do mercado de panificação e confeitaria do DF. A análise das entrevistas mostrou as dificuldades por eles percebidas e o seu entendimento sobre rede de cooperação e seus efeitos. O resultado das entrevistas também demonstrou que a maior dificuldade identificada pelos profissionais é em relação aos fornecedores e que a rede de cooperação, caso implantada, poderia solucionar essa dificuldade.
Keywords: Micro e Pequena Empresa
Rede de cooperação
Panificação e confeitaria
Citation: SILVA, Thaís Rocha Giada e. Rede de cooperação como estratégia competitiva para micro e pequenas empresas: a percepção do profissional do setor de panificação e confeitaria do Distrito Federal. 2016. 24 f. Monografia (Especialização em Gestão Aplicada em Logística) – Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11564
Issue Date: 2016
Appears in Collections:ADM - Pós-graduação em Gestão aplicada em logística

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
51400163.pdf740.62 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.