Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11606
metadata.dc.type: TCC
Title: A liberdade de opção de tratamento médico por convicção religiosa e o dever estatal de assistência à saúde pública
Authors: Araújo, Vinícius Lopes de
metadata.dc.contributor.advisor: Borges, Ivan Cláudio Pereira
Abstract: Objetiva-se demonstrar no presente trabalho, com base na doutrina e na jurisprudência, que a recusa de tratamento de saúde por convicção religiosa é legítima, mesmo estando o valor da vida humana em aparente conflito com a liberdade de religião. No primeiro capítulo, dedicado à proteção constitucional da liberdade religiosa, analisa-se o sentido dado pelas Constituições brasileiras ao longo dos anos, chegando ao atual texto constitucional e como algumas Constituições de outros países tratam o tema, demonstrando seus possíveis limites. No segundo capítulo, analisam-se as atuais disposições legais do direito a saúde no Brasil, juntamente com as principais políticas públicas na área da saúde e as responsabilidades legais e éticas do médico no cuidado com seus pacientes, para que se possa ter uma ideia dos prováveis limites da intervenção do Estado e do profissional na vida dos particulares. Por fim, no terceiro capítulo analisa-se a legitimidade da recusa de tratamento de saúde por objeção de consciência religiosa, colocando, contudo, algumas condições para que a manifestação de vontade do paciente possa ser considerada como consentimento legitimo.
Keywords: Autonomia de vontade
Dignidade da pessoa humana
Direito à liberdade
Direito à vida
Liberdade
Religião
Saúde
Citation: ARAÚJO, Vinícius Lopes. A liberdade de opção de tratamento médico por convicção religiosa e o dever estatal de assistência à saúde pública. 2017. 62 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11606
Issue Date: 2017
Appears in Collections:DIR - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21122852.pdf779.04 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.