Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11671
metadata.dc.type: TCC
Title: A falência do sistema carcerário e reflexos no direito penal do inimigo e no ativismo judicial: da ressocialização ao estado de coisas inconstitucional
Authors: Correia, Victor Ricardo Freire
metadata.dc.contributor.advisor: Leite, George Lopes
Abstract: Este estudo delineia a correlação do fracasso do Poder Executivo em administrar o Sistema Penitenciário Nacional na busca da ressocialização do apenado (teoria preventiva especial positiva da pena), revelando ruínas apenas da função retributiva da pena na realidade fática e o completo fracasso da teoria unificadora adotada no art. 59 do Código Penal. Demonstra-se o exposto com os dados coletados do Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias – INFOPEN (2014); Novo Diagnóstico de Pessoas Presas no Brasil – CNJ (2014); Relatório da CPI do Sistema Penitenciário – Câmara dos Deputados (2008) e Relatório de Pesquisa sobre Reincidência no Brasil – IPEA (2015). A consequência do persistente desprezo do Poder Executivo gera um Poder Legislativo cunhado no Direito Penal do Inimigo e um Poder Judiciário que se agiganta, cada vez mais ativista e em necessário papel contramajoritário na interpretação que transborda a moldura legislada e na coordenação de políticas públicas e até mesmo controle orçamentário dos Poderes restantes, em lamentável reconhecimento do Estado de Coisas Inconstitucional.
Keywords: Medida descarcerizadora
Estado de Coisas Inconstitucional
Ativismo judicial
Reincidência
Direito penal do inimigo
Teoria da pena
Citation: CORREIA, Victor Ricardo Freire. A falência do sistema carcerário e reflexos no direito penal do inimigo e no ativismo judicial: da ressocialização ao estado de coisas inconstitucional. 2017. 63 f. Monografia (Graduação) – Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11671
Issue Date: 2017
Appears in Collections:ADM - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21272086.pdf900.17 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.