Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11772
metadata.dc.type: TCC
Title: Avaliação do desperdício de alimentos na distribuição do almoço servido em uma unidade de alimentação e nutrição comercial em Brasília (DF)
Authors: Lima, Ana Flavia de Medeiros de
metadata.dc.contributor.advisor: Silva, Maria Cláudia da
Abstract: Resto é definido como a quantidade de alimento devolvido no prato ou bandeja pelos clientes. É um indicativo de desperdício no restaurante, pois o alimento foi servido, mas não consumido. O objetivo deste trabalho foi avaliar o índice de restoingesta de uma unidade de alimentação e nutrição comercial em Brasília – DF. A coleta de dados foi realizada entre os meses de agosto e setembro de 2017, de segunda a domingo, durante o almoço, onde são fornecidas em média 90 refeições diárias. Utilizou-se uma balança com capacidade para 15kg a fim de quantificar o total de alimentos distribuídos na modalidade a la carte, assim como os seus respectivos restos. A média diária de refeições distribuídas foi de 26,929g, na qual se observou percentual médio de resto ingesta (RI) de 10,43% e resto por cliente (RC) médio de 30,74g. O percentual de resto ingesta ultrapassou os valores preconizados pela literatura, sendo considerado inaceitável; porém o resto por cliente (RC) se encontra em parâmetro aceitável. Dentre as possíveis causas do desperdício observado na UAN pode-se apontar a discrepância entre o peso das preparações quentes, sendo a menor com 117g, a maior com 767g e a feijoada servida apenas aos sábados que apresenta um per capta de 1.408g. Recomenda-se ações imediatas para diminuição do percentual de resto-ingestão, como reajustar o peso das preparações para um padrão médio de consumo, treinar os colaboradores para cumprimento estrito da Ficha Técnica de Preparação, reavaliação dos utensílios de porcionamento e pesquisa de satisfação junto à clientela.
Keywords: Desperdício de alimento
Resto ingesta
UAN
Serviço de alimentação
Citation: LIMA, Ana Flavia de Medeiros de. Avaliação do desperdício de alimentos na distribuição do almoço servido em uma unidade de alimentação e nutrição comercial em Brasília (DF). 2017. 14 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11772
Issue Date: 2017
Appears in Collections:NUT - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21484789.pdf497.86 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.