Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11773
metadata.dc.type: Monografia
Title: Reclamação constitucional no Novo Código de Processo Civil: uma análise com base na teoria dos poderes implícitos
Authors: Gomes, Natália Oliveira Marcolino
Abstract: O presente trabalho pretende analisar a constitucionalidade da previsão da reclamação pelo Código de Processo Civil de 2015 analisando o instituto sob a égide da Teoria dos Poderes Implícitos. O novo Código trouxe uma nova perspectiva sobre o instituto da reclamação ampliando sua competência para outros tribunais. Diante disso, é pertinente um estudo aprofundado sobre a reclamação constitucional, analisando desde sua origem, sua natureza jurídica, hipóteses de cabimento e a sua disciplina pela Constituição Federal e, atualmente, pela Lei 13.105/15, novo CPC, para se determinar a competência do novo Código para disciplinar esse instituto. A pesquisa sobre o sistema principiológico do novo CPC permitiu observar a técnica hermenêutica segundo a qual deve ser compreendida as normas processuais, além de um estudo acerca dos tipos de inconstitucionalidade presentes no ordenamento jurídico brasileiro. Por sua vez, a detida análise do capítulo que trata sobre a reclamação no CPC proporcionou apontamentos sobre as inovações trazidas. Por fim, a análise da Teoria dos Poderes Implícitos permitiu entender a sua extensão e aplicação no direito pátrio. Sendo assim, restaram reunidos os elementos necessários para uma reflexão sobre a constitucionalidade das inovações trazidas pelo CPC, especificamente no que concerne a redação disposta no art. 988, IV, do CPC.
Keywords: Direito processual civil
Direito constitucional
Código de Processo Civil
Reclamação constitucional
Constitucionalidade
Teoria do poder implícito
Citation: GOMES, Natália Oliveira Marcolino. Reclamação constitucional no Novo Código de Processo Civil: uma análise com base na teoria dos poderes implícitos. 2017. 84 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11773
Issue Date: 2017
Appears in Collections:DIR - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21307697.pdf1,06 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.