Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11782
metadata.dc.type: TCC
Title: A possibilidade jurídica da adoção intuitu personae à luz do princípio do melhor interesse da criança e do adolescente
Authors: Castro, Vitória Ohfugi de
metadata.dc.contributor.advisor: Saraiva, Eleonora Mosqueira Medeiros
Abstract: O presente trabalho de conclusão de curso abordará o instituto da adoção, mais especificamente sobre a possibilidade jurídica da adoção intuitu personae. Trata-se da hipótese emque os pais biológicos entregam diretamente o filho a uma pessoa ou casal, em uma relação de confiança, para que ele seja adotado, sem observar a inscrição e a ordem dos cadastros de adoção.Esta modalidade não é prevista expressamente pela Lei nº 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente), nem pela Lei nº 12.010/2009 (Lei Nacional de Adoção), mas também não pode ser considerada ilícita.Ela é tema de diversos debates doutrinários e jurisprudenciais, tendo em vista que é uma prática bem presente na realidade brasileira. O intuito é demonstrar a sua viabilidade à luz do Princípio do Melhor Interesse da Criança e do Adolescente e as formas em que ela tem sido admitida pelo Poder Judiciário, primordialmente quando já há vínculos socioafetivos estabelecidos na relação do adotante com a criança.
Keywords: Adoção intuitu personae
Cadastro de adoção
Principio do melhor interesse da criança e do adolescente
Vínculo socioafetivo
Citation: CASTRO, Vitória Ohfugi de. A possibilidade jurídica da adoção intuitu personae à luz do princípio do melhor interesse da criança e do adolescente. 2017. 62 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11782
Issue Date: 2017
Appears in Collections:DIR - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21308505.pdf845.89 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.