Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11788
metadata.dc.type: TCC
Title: Relações de poder: a construção de sentido na representação de estudantes de escolas públicas em reportagens do Correio Braziliense
Authors: Pereira, Aurora da Silva
metadata.dc.contributor.advisor: Lustosa, Solange de Carvalho
Abstract: Este artigo resulta da análise de manchetes, subtítulos/antetítulos e imagens de duas reportagens publicadas no jornal Correio Braziliense, no início dos anos 2013 e 2015, sobre educação no Distrito Federal, com a finalidade de verificar a representação dos estudantes de escolas públicas na construção dos sentidos do jornal. O embasamento teórico e metodológico que deu suporte à pesquisa foi a Análise do Discurso Crítica (ADC), fundamentada principalmente nos estudos de Fairclough (2016). Foi possível observar, nos recortes analisados, a parcialidade do jornal no sentido de construir, manter e sustentar situações hegemônicas de poder mediante a construção de identidade social desfavorável aos/às estudantes das escolas públicas do Distrito Federal.
Keywords: Correio Braziliense
Escola pública
Identidade estudantil
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11788
Issue Date: 2017
Appears in Collections:LET - Pós-graduação em Revisão de textos: gramática, linguagem e construção do significado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
51400237.pdf1.2 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.