Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11788| metadata.dc.type: | TCC |
| Title: | Relações de poder: a construção de sentido na representação de estudantes de escolas públicas em reportagens do Correio Braziliense |
| Authors: | Pereira, Aurora da Silva |
| metadata.dc.contributor.advisor: | Lustosa, Solange de Carvalho |
| Abstract: | Este artigo resulta da análise de manchetes, subtítulos/antetítulos e imagens de duas reportagens publicadas no jornal Correio Braziliense, no início dos anos 2013 e 2015, sobre educação no Distrito Federal, com a finalidade de verificar a representação dos estudantes de escolas públicas na construção dos sentidos do jornal. O embasamento teórico e metodológico que deu suporte à pesquisa foi a Análise do Discurso Crítica (ADC), fundamentada principalmente nos estudos de Fairclough (2016). Foi possível observar, nos recortes analisados, a parcialidade do jornal no sentido de construir, manter e sustentar situações hegemônicas de poder mediante a construção de identidade social desfavorável aos/às estudantes das escolas públicas do Distrito Federal. |
| Keywords: | Correio Braziliense Escola pública Identidade estudantil |
| URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11788 |
| Issue Date: | 2017 |
| Appears in Collections: | LET - Pós-graduação em Revisão de textos: gramática, linguagem e construção do significado |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| 51400237.pdf | 1.2 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.