Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11805
metadata.dc.type: TCC
Title: A implementação da Declaração do Milênio das Nações Unidas de garantia da sustentabilidade ambiental: água potável e saneamento sanitário: o caso do Brasil e da Colômbia
Authors: Issa, Victor Sena
metadata.dc.contributor.advisor: Ribeiro, Gleisse
Abstract: O presente estudo se propôs a analisar a forma como o tema meio ambiente se projetou no sistema internacional, com ênfase no esforço das Nações Unidas como organização internacional promotora da cooperação internacional para o desenvolvimento. Desta maneira, investigou-se através de documentos oficiais nacionais e internacionais, além de artigos científicos, o programa das Nações Unidas idealizado como Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), na perspectiva de compreender como um projeto de caráter multilateral, que levou em consideração o meio ambiente, pôde implicar ações estatais de reformulação de estratégias e táticas na melhoria da qualidade de vida e na proteção e conservação do meio natural. Assim, o trabalho avaliou pontualmente os relatórios de acompanhamentos anuais no período de 2004 a 2014 dos países Brasil e Colômbia, em vista da proximidade geográfica e dos demais índices econômicos e sociais similares entre esses países. O objetivo do presente estudo foi de analisar a garantia de sustentabilidade ambiental no que concerne ao acesso à água potável e ao saneamento básico com o objetivo de enxergar a real transformação dos esforços de cooperação internacional no que tange, principalmente, o meio ambiente. Logo, apresentaram-se as teorias idealista e neoliberal de relações internacionais no intuito de interpretar o sistema internacional frente a tais considerações de análise de um mundo, cujas instituições e cooperação são altamente importantes para o desenvolvimento sustentável. Por fim, como resultados das implementações, obteve-se uma resposta positiva nos trabalhos do Brasil e da Colômbia. Entretanto, somente o Estado brasileiro atingiu a meta estudada, sendo que a Colômbia atingiu parcialmente a meta, o que demonstra que houve, de fato, e em razão da participação internacional, a melhoria do acesso aos serviços básicos e o maior cuidado com os impactos na natureza.
Keywords: Nações Unidas
Declaração do milênio
Sustentabilidade ambiental
Água potável
Saneamento sanitário
Citation: ISSA, Victor Sena. A implementação da Declaração do Milênio das Nações Unidas de garantia da sustentabilidade ambiental: água potável e saneamento sanitário: o caso do Brasil e da Colômbia. 2017. 84 f. Monografia (Graduação) – Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11805
Issue Date: 2017
Appears in Collections:REL - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21472782.pdf1.98 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.