Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11834
metadata.dc.type: TCC
Title: O anistiado político e sua reparação econômica: a possibilidade de cumulação da prestação reparatória prevista na Lei de Anistia com a reparação por danos morais
Authors: Melo, Jéssica Suman Soares de
metadata.dc.contributor.advisor: Peixoto, Maurício Muriack de Fernandes e
Abstract: É dever do Estado reparar os danos causados pelas perseguições de cunho político em razão de atos de exceção do regime implantado no período da Ditadura Militar. Tal entendimento é pacífico e devidamente previsto na Constituição e em lei. A discussão consiste em analisar se a reparação econômica prevista na Lei de Anistia pode ser cumulada com a reparação por danos morais ou se essa reparação já implica em uma natureza dúplice, que inclui tanto o aspecto moral, quanto o material, o que impossibilitaria a cumulação em questão. Dessa maneira, objetiva-se, com o presente trabalho, esclarecer a distinção entre a reparação econômica prevista na Lei de Anistia e os danos morais, de modo a demonstrar, a partir de uma reflexão apurada, a legitimidade da cumulação desses diferentes mecanismos reparatórios.
Keywords: Anistia política
Constituição Federal
Mecanismo reparatório
Dano moral
Responsabilidade civil do Estado
Reparação econômica
Possibilidade de cumulação de dano moral
Dano material
Citation: MELO, Jéssica Suman Soares de. O anistiado político e sua reparação econômica: a possibilidade de cumulação da prestação reparatória prevista na Lei de Anistia com a reparação por danos morais. 2017. 58 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11834
Issue Date: 2017
Appears in Collections:DIR - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21326919.pdf872.82 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.