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metadata.dc.type: TCC
Title: A contribuição do revisor para a desconstrução do conceito tradicional de texto: perspectivas a partir da graduação em Letras
Authors: Alves, Célia Maria
metadata.dc.contributor.advisor: Lustosa, Solange de Carvalho
Abstract: Numa sociedade em que a tecnologia, principalmente a voltada para a comunicação e interação, produz a cada dia novos gêneros textuais, ainda impera a concepção de que texto se restringe ao verbo (oral e/ou escrito). Este trabalho busca, a partir da concepção de texto apresentada por Rocha (2012), levantar uma reflexão sobre a contribuição do revisor para a desconstrução da ideia tradicional de texto como uma estrutura limitada à grafia. Para isso, recorre-se a Mafra (2007) e às grades curriculares dos cursos de Letras ministrados em instituições universitárias do Distrito Federal. A partir dessas três fontes de pesquisa infere-se que o conservadorismo impera nos cursos de Letras no DF, apesar de as Diretrizes Curriculares do MEC assegurarem às Instituições de Ensino Superior autonomia e flexibilidade para definirem, entre outros, o perfil do profissional que se propõem a formar. Conclui-se que os egressos dessas instituições não saem preparados para atuar como revisores críticos habilitados (ou propensos) a enxergar texto sob os paradigmas de gênero, discurso e multimodalidade.
Keywords: Revisão de texto
Gênero textual
Multimodalidade
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11845
Issue Date: 2016
Appears in Collections:LET - Pós-graduação em Revisão de textos: gramática, linguagem e construção do significado

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