Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11845
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | A contribuição do revisor para a desconstrução do conceito tradicional de texto: perspectivas a partir da graduação em Letras |
Authors: | Alves, Célia Maria |
metadata.dc.contributor.advisor: | Lustosa, Solange de Carvalho |
Abstract: | Numa sociedade em que a tecnologia, principalmente a voltada para a comunicação e interação, produz a cada dia novos gêneros textuais, ainda impera a concepção de que texto se restringe ao verbo (oral e/ou escrito). Este trabalho busca, a partir da concepção de texto apresentada por Rocha (2012), levantar uma reflexão sobre a contribuição do revisor para a desconstrução da ideia tradicional de texto como uma estrutura limitada à grafia. Para isso, recorre-se a Mafra (2007) e às grades curriculares dos cursos de Letras ministrados em instituições universitárias do Distrito Federal. A partir dessas três fontes de pesquisa infere-se que o conservadorismo impera nos cursos de Letras no DF, apesar de as Diretrizes Curriculares do MEC assegurarem às Instituições de Ensino Superior autonomia e flexibilidade para definirem, entre outros, o perfil do profissional que se propõem a formar. Conclui-se que os egressos dessas instituições não saem preparados para atuar como revisores críticos habilitados (ou propensos) a enxergar texto sob os paradigmas de gênero, discurso e multimodalidade. |
Keywords: | Revisão de texto Gênero textual Multimodalidade |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11845 |
Issue Date: | 2016 |
Appears in Collections: | LET - Pós-graduação em Revisão de textos: gramática, linguagem e construção do significado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
51500325.pdf | 2.17 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.