Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11849
metadata.dc.type: TCC
Title: Aplicação do princípio da insignificância nos crimes de furto no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios de 2014 a 2016: uma análise baseada no Critical Legal Studies
Authors: Padilha, Letícia Lillianny Araújo
metadata.dc.contributor.advisor: Veloso Filho, José Carlos
Abstract: O princípio da insignificância é um importante instituto do Direito Penal que visa excluir as condutas criminosas de pouca ou nenhuma repercussão no bem jurídico protegido, permitindo o desafogamento do sistema judiciário, em especial a fase de execução, e penitenciário, além de limitar a atuação do Poder Punitivo do Estado como pressuposto da característica primordial de ultima ratio. Entre os crimes dispostos no Código Penal, o crime de furto, disposto no artigo 155, caput e seguintes do referido código, tem maior possibilidade de aplicação do princípio, já que não possui o elemento violência ou grave ameaça e, em geral, o objeto furtado é de pouco valor agregado e de fácil restituição. Contudo, a presente pesquisa demonstra uma ínfima utilização do princípio da insignificância no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios no período de 2014 e 2016, bem como uma análise subjetiva dos elementos que permitem o emprego ou não da insignificância penal, pautando-se no critical legal studies como marco teórico para analisar de maneira reflexiva a questão.
Keywords: Furto
Princípio da insignificância
Jurisprudência
Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios
Citation: PADILHA, Letícia Lillianny Araújo. Aplicação do princípio da insignificância nos crimes de furto no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios de 2014 a 2016: uma análise baseada no Critical Legal Studies. 2017. 63 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11849
Issue Date: 2017
Appears in Collections:DIR - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21329275.pdf866.14 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.