Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11863
metadata.dc.type: TCC
Title: Atividades de produção textual em livros didáticos de língua portuguesa à luz da teoria de gêneros textuais dos PCN e do PNLD
Authors: Silva, Laura Carvalho Mota e
metadata.dc.contributor.advisor: Pacheco, Cíntia da Silva
Abstract: As aulas de produção de textos da educação básica merecem atenção especial, pois têm como objetivo preparar o cidadão para as atividades sociodiscursivas demandadas pela sociedade grafocêntrica da qual fazemos parte. Nos estudos linguísticos contemporâneos, a teoria de gêneros textuais está a esse serviço. Presente nos Parâmetros Curriculares Nacionais, apresenta-se como princípio a ser adotado nas aulas de língua portuguesa da Educação Básica. Com base nesse documento, o Programa Nacional do Livro Didático analisa e sugere materiais didáticos a serem adotados pelas escolas públicas e também privadas. A análise das atividades de produção de texto de três livros didáticos de língua portuguesa contidas no Programa constata que, de maneira geral, os materiais didáticos têm tido a preocupação elencar o gênero textual como objeto de ensino nas práticas de produção de escrita, concebendo o texto como fruto de um processo que requer uma série de etapas até a sua finalização. A teoria de gêneros textuais figura como tendência pedagógica das aulas de língua portuguesa, o que colabora para a formação acadêmica dos estudantes.
Keywords: Gênero textual
Livro didático
Produção de texto
Citation: SILVA, Laura Carvalho Mota e. Atividades de produção textual em livros didáticos de língua portuguesa à luz da teoria de gêneros textuais dos PCN e do PNLD. 2016. 36 f. Monografia (Especialização em Revisão de Textos) – Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016.
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11863
Issue Date: 2016
Appears in Collections:LET - Pós-graduação em Revisão de textos: gramática, linguagem e construção do significado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
51500402.pdf346.23 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.