Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11905
metadata.dc.type: Monografia
Title: Comparação das práticas de aquisição preconizadas pela Administração Pública Federal e o PMBOK: um estudo de caso no ministério da agricultura, pecuária e abastecimento
Authors: Muniz, Sérgio Fernando Lopes da Silva
Abstract: No Brasil, os processos de aquisição do Governo são regidos pelos dispositivos da Lei 8666/1993. Tendo em vista que uma parcela significativa do orçamento federal é executada por meio de aquisições, faz-se necessário realizar um estudo sistêmico sobre a forma como as compras governamentais são planejadas, executadas, controladas e encerradas. Neste estudo em particular, avalia-se a aderência daquelas etapas com as preconizadas pelo Guia PMBOK, que é amplamente aceito e reconhecido por oferecer boas práticas em gerenciamento de projetos. Sabendo que Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, estava em processo de implantação de uma ferramenta de automação de processos de aquisição na sua unidade Sede, resolveu-se tomá-lo como ambiente de estudo dessa avaliação. Foram realizadas diversas entrevistas com áreas de negócio envolvidas nas aquisições ministeriais, desenho dos processos fundamentais de aquisições do Mapa Sede, além da realização de uma avaliação criteriosa entre todas as entradas, ferramentas e técnicas e saídas dos macroprocessos definidos pelo PMBOK, a Lei 8666/1993 e a IN04/2014. Em seguida foram definidos critérios para indicar a correlação entre a legislação brasileira de compras e os macroprocessos do PMBOK. Por fim, são apresentados os resultados detalhados sobre a maturidade das práticas do Mapa Sede com os dispostos no PMBOK, materializando-se assim a linha de base de compliance do Mapa x PMBOK. Tal resultado poderá ser utilizado para auxiliar na criação e priorização de políticas organizacionais que atuam no ciclo de vida de uma aquisição pública.
Keywords: Compra governamental
Gerenciamento da aquisição do projeto
Lei 8666/1993
IN 04/2014
Planejamento
Gestão e fiscalização de contrato administrativo
Government procurement
Project acquisition management
Law 8666/1993
IN 04/2014
Planning
Management and public procurements control process
Citation: MUNIZ,Sérgio FErnando Lopes da Silva.Comparação das práticas de aquisição preconizadas pela Administração Pública Federal e o PMBOK: um estudo de caso no ministério da agricultura, pecuária e abastecimento. 2016. 110 f Monografia (Especialização em Gerência de projetos de TI) – Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11905
Issue Date: 2016
Appears in Collections:ENC - Pós-graduação em Gerência de projetos de TI

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
51500576.pdf2,5 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.