Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11930
metadata.dc.type: Monografia
Title: A construção de sentidos de propagandas de cigarro em contextos de produção antagônicos
Authors: Lima, Rozianne Aquino
Abstract: Esta pesquisa corresponde a uma análise comparada de propagandas mercadológicas de cigarro em dois contextos sociohistóricos diferentes. Pretende-se, assim, identificar o movimento de recursos linguísticos verbais e não verbais empregados na construção de significados ao longo das décadas de 1970 até 2010. Esta é uma discussão importante para perceber as mudanças linguísticas e semióticas e suas respectivas implicações em relação ao consumidor em diferentes momentos de produção do texto. Para atingir esse propósito, inicialmente, apresentam-se o conceito de gênero textual, as características do gênero propaganda e a contextualização dos dados. Em seguida, há as contribuições teóricas da Linguística Textual, da Semiótica Social e da multimodalidade. Por fim, tem-se a análise comparada das propagandas, considerando-se padrões de textualidade, bem como abordagens semióticas e multimodais. Essa análise mostra que, a despeito de as propagandas serem elaboradas em contextos sociais e culturais antagônicos, o que está por trás delas são os mesmos recursos, explorados com intencionalidades distintas, a fim de convencer o leitor/consumidor.
Keywords: Linguística textual
Semiótica social
Multimodalidade
Significação
Propaganda
Citation: LIMA, Roziane Aquino. A construção de sentidos de propagandas de cigarro em contextos de produção antagônicos. 34 f. Monografia (Especialização em Revisão de Textos) – Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Centro Universitário de Brasília, Brasília.
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11930
Issue Date: 2017
Appears in Collections:LET - Pós-graduação em Revisão de textos: gramática, linguagem e construção do significado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
51600357.pdf1,79 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.