Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11959
metadata.dc.type: TCC
Title: O problema no reconhecimento da responsabilidade do cônjuge por danos morais, na hipótese de traição na constância do casamento: uma análise sobre o punitive damage
Authors: Xavier, Gabriel Melo
metadata.dc.contributor.advisor: Vieira, Danilo Porfírio de Castro
Abstract: O presente estudo, apresenta como essência, a verificação da possibilidade de reparação do dano nos casos de traição no casamento, de modo, a determinar sobre tal possibilidade, fundada expressamente na violação da boa-fé objetiva, e expressamente na ruptura da clausula geral de fidelidade no casamento. Tal analise, terá início no estudo do casamento, bem como nos seus princípios e natureza jurídica, no mesmo sentido, falar-se-á sobre o dever de fidelidade que deve haver nas relações matrimoniais, passando-se também por aferições ao que concerne a responsabilidade civil. Por fim, analisará sobre as decisões majoritárias dos tribunais pelo aceite ou não dos danos morais em caso de traição no casamento, contudo, assim como ora mencionado, o presente trabalho versará pela observância da boa-fé objetiva, de modo a analisar que caso haja sua ruptura ensejará ou não indenização ao cônjuge lesado.
Keywords: Boa-fé objetiva
Responsabilidade civil
Fidelidade
Citation: XAVIER, Gabriel Melo. O problema no reconhecimento da responsabilidade do cônjuge por danos morais, na hipótese de traição na constância do casamento: uma análise sobre o punitive damage. 2017. 71 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11959
Issue Date: 2017
Appears in Collections:DIR - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21605036.pdf703.86 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.