Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11964
metadata.dc.type: TCC
Title: A intervenção textual na ESMPU - um diagnósticos
Authors: Carmo, Davi Silva do
metadata.dc.contributor.advisor: Lustosa, Solange de Carvalho
Abstract: Este trabalho objetiva investigar qual o nível/profundidade da intervenção textual executada pela equipe de revisão de textos da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), tendo por parâmetro as possibilidades de imersão subtendidas nas camadas textuais definidas no quadro de Fairclough (2001) – a estrutura textual em si, a prática discursiva (na qual se inclui o conceito de gênero) e a prática social (domínio da ideologia). O presente estudo é também permeado pela análise do viés ideológico – implicação natural quando se trabalha o texto sob o enfoque do gênero – ligado a situações como a da relação autor/revisor, o contexto de distribuição e consumo do texto etc., de modo que mesmo o próprio ato da intervenção textual é visto como influenciado pela ideologia do revisor, que, por sua vez, deve sondar a ideologia contida no tecido textual a fim de preservá-la. A metodologia deste trabalho consiste no estudo do perfil da relação dos revisores e autores entre si e com o tex-to, apanhado dos tipos de ferramentas de revisão utilizados na ESMPU, entrevista com a chefia do setor de revisão acerca dos princípios norteadores do trabalho e análise de intervenções colhidas daquele setor de revisão. Constata-se, por fim, a adoção da moderna linguística textual como fio condutor do trabalho de revisão da ESMPU e determinante dos resultados apresentados.
Keywords: Gênero textual
Camada textual
Intervenção textual
Citation: CARMO, Davi Silva do. A intervenção textual na ESMPU - um diagnósticos. 23 f. 2017. Monografia (Especialização em Revisão de Texto) – Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11964
Issue Date: 2017
Appears in Collections:LET - Pós-graduação em Revisão de textos: gramática, linguagem e construção do significado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
51500913.pdf387.38 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.