Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11968
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | Seria o Doodle um gênero textual? um ensaio à luz da análise do discurso crítica e da linguística textual |
Authors: | Silva, Renilce Maria Curcio da |
metadata.dc.contributor.advisor: | Lustosa, Solange de Carvalho |
Abstract: | Este artigo investiga a marca interativa da Google como estratégia de comunicação. O objetivo é analisar texto e contexto e os elementos estruturais da versão modificada do logotipo da Google denominados doodle, considerando-o como gênero textual. Esta pesquisa ancora-se teoricamente na concepção linguística da Análise de Discurso Crítica (ADC), na abordagem de Fairclough (2001); e na de Hasan (2005) em que foram abordados os conceitos de Configuração Contextual e Estrutura Potencial do Gênero. Este trabalho também se utiliza da perspectiva do conceito de hipertextos e os suportes para construção da coerência no hipertexto, segundo Storrer (2003). Para reflexão teórica, foram analisados os elementos linguísticos e as estratégias jogáveis de gamificação utilizada pela Google dentro do contexto de fusão de signos verbais e não verbais. Para pesquisa, foram selecionados três doodles da Google. Observou-se, na elaboração dos doodles, que a Google utiliza de polidez e intertextualidade para que esse novo gênero seja bem recebido nos países em que circulam. |
Keywords: | Análise crítica do discurso Contexto Doodle Gênero Linguística textual |
Citation: | SILVA, Renilce Maria Curcio da. Seria o Doodle um gênero textual? um ensaio à luz da análise do discurso crítica e da linguística textual. 25 f. 2017. Monografia (Especialização em Revisão de Texto) – Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017. |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11968 |
Issue Date: | 2017 |
Appears in Collections: | LET - Pós-graduação em Revisão de textos: gramática, linguagem e construção do significado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
51600350.pdf | 437.08 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.