Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12070
metadata.dc.type: TCC
Title: O marketing de relacionamento como estratégia para fidelização do cliente bancário: estudo de caso em um Banco Comercial Privado do Brasil
Authors: Neres, Joyci Ferraz
Abstract: Sabe-se que com o aumento da competitividade no mundo corporativo, as empresas perceberam a necessidade da melhoria constante em suas estratégias, visando garantir a satisfação de seus clientes e fidelizá-los junto à organização. Assim, surge o marketing de relacionamento como suporte para assegurar o aumento constante da satisfação de clientes. Este trabalho tem como objetivo analisar se as técnicas, métodos e processos de atendimento utilizados pela instituição financeira estão voltados para a fidelização dos clientes. Foi realizado um estudo de caso para melhor compreensão e análise do tema abordado, acompanhado de pesquisa exploratória e bibliográfica. Para a pesquisa de campo foi utilizado um questionário composto por 7 perguntas aplicadas na escala Likert. Verificou-se em grande parte das perguntas, concordância em relação aos métodos de atendimento utilizados pelo Banco XXX. No entanto, percebe-se pontos de melhoria em busca de maior abrangência de clientes conectados ao novo modelo de atendimento.
Keywords: Marketing de relacionamento
Satisfação do cliente
Fidelização
Citation: NERES, Joyci Ferraz. O marketing de relacionamento como estratégia para fidelização do cliente bancário: estudo de caso em um Banco Comercial Privado do Brasil. 2016. 30 f. Monografia (Gestão estratégica para resultados) - Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12070
Issue Date: 2016
Appears in Collections:ADM - Pós-graduação em Gestão estratégica para resultados

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
51400090.pdf714.64 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.