Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12239
metadata.dc.type: TCC
Title: Discurso, poder e identidade nas pré-eleições dos EUA de 2016: uma análise dos discursos políticos de Hillary Clinton e Donald Trump no Twitter
Authors: Ramos, Thais de Luna
metadata.dc.identifier.orientador: Mairinque, Carolina de Souza Scott
Abstract: Este trabalho tem como objetivo analisar o discurso político, na rede social Twitter, dos principais candidatos à presidência dos Estados Unidos nas eleições de 2016: Hillary Clinton e Donald Trump. Busca-se comparar o discurso da representante do Partido Democrata e do representante do Partido Republicano e quais textos mais repercutem entre os internautas. A análise de discurso foi feita a partir da coleta de dados da conta de cada um deles no Twitter, via ferramentas de monitoramento. Nota-se que a conta de cada candidato, embora exista desde antes das eleições, vem sendo usada atualmente apenas com viés eleitoral. Hillary e Trump falam para públicos distintos, mas ambos criticam um ao outro e usam frases de efeito para se apresentarem como os melhores sucessores do atual presidente norte-americano, Barack Obama. Os dois, inclusive, usam termos em comum – como “América” — para mobilizar os eleitores e leva-los às urnas. No entanto, enquanto Hillary apresenta seus projetos de campanha e posta frases de incentivo aos eleitores, Trump foca em apontar os problemas do país e ressaltar que é quem pode solucioná-los. O discurso de ambos no Twitter evidencia como o discurso político nas redes sociais é mais dinâmico que nas mídias tradicionais, principalmente pelo fato de as interações com os potenciais eleitores – seguidores – se dar em tempo real e possibilitar a mobilização on-line para a vida política.
Keywords: Discurso
Política
Eleições
Estados Unidos
Twitter
Citation: RAMOS, Thais de Luna. Discurso, poder e identidade nas pré-eleições dos EUA de 2016: uma análise dos discursos políticos de Hillary Clinton e Donald Trump no Twitter. 2016. 58 f. Monografia (Especialização Comunicação em redes Sociais) - Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016.
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12239
Issue Date: 2016
Appears in Collections:JOR - Pós-graduação em Comunicação em Redes Sociais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
51500120.pdf987.49 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.